Liberdade financeira x independência financeira

Dentro dos estudos das finanças, de como lidar com o dinheiro, me vi várias vezes frente a esta tal “liberdade financeira”.  A expressão sempre traz junto uma referência à independência de que não necessitaria mais contar os poucos reais ou que poderia realizar tudo aquilo que financeiramente desejamos.

Eu vejo de duas maneiras diferentes: uma coisa é ter liberdade financeira e outra é ter independência financeira. Mas afinal, o que é cada uma?

Entendo que a liberdade financeira é algo que temos desde sempre, desde a primeira moeda que chega às nossas mãos por alguém da nossa família, porque somos livres para decidir o que fazer com o valor. Podemos guardar parte dele ou gastar tudo.

Já o caso de ser independente financeiramente tem a ver com não mais trabalhar para pagar as contas e manter o padrão de vida, e sim trabalhar por prazer ou até, não mais trabalhar. É ter ganhos suficientes dos seus investimentos para cumprir suas obrigações, garantindo o padrão de vida individual e de sua família.

Post02

Você pode estar pensando agora: “Que delícia trabalhar por prazer, hein!? Um sonho!”

E eu lhe digo: Este é um sonho possível de ser realizado por qualquer pessoa.

Mas como?

É preciso poupar, investir e manter um padrão de vida acessível. Quanto mais alto o padrão de vida, mais valor precisa ser guardado e investido.

Infelizmente sem alfabetização financeira e educação financeira fica difícil de fazer algo assim. Pois mesmo que se ganhe muito dinheiro em sua vida, se não souber o que fazer com ele, acabará gastando desordenadamente e o dinheiro acaba.

Como dizem por aí… “dinheiro não aceita desaforo.”

Todo R$ 1,00 é importante.

Post03

A partir de hoje, aqui no Drops do Cotidiano, vou trazer informações, orientações e direcionamentos sobre educação e alfabetização financeira. Eu sou Ádina Conradt, Educadora e Terapeuta Financeira, Associada a ABEFIN (Associação Brasileira de Educadores Financeiros). Acompanhe comigo e melhore sua vida financeira!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s