*Arquivo de Ádina Conradt
Dentro dos estudos das finanças, de como lidar com o dinheiro, me vi várias vezes frente a esta tal “liberdade financeira”. A expressão sempre traz junto uma referência à independência de que não necessitaria mais contar os poucos reais ou que poderia realizar tudo aquilo que financeiramente desejamos.
Eu vejo de duas maneiras diferentes: uma coisa é ter liberdade financeira e outra é ter independência financeira. Mas afinal, o que é cada uma?
Entendo que a liberdade financeira é algo que temos desde sempre, desde a primeira moeda que chega às nossas mãos por alguém da nossa família, porque somos livres para decidir o que fazer com o valor. Podemos guardar parte dele ou gastar tudo.
Já o caso de ser independente financeiramente tem a ver com não mais trabalhar para pagar as contas e manter o padrão de vida, e sim trabalhar por prazer ou até, não mais trabalhar. É ter ganhos suficientes dos seus investimentos para cumprir suas obrigações, garantindo o padrão de vida individual e de sua família.
Você pode estar pensando agora: “Que delícia trabalhar por prazer, hein!? Um sonho!”
E eu lhe digo: Este é um sonho possível de ser realizado por qualquer pessoa.
Mas como?
É preciso poupar, investir e manter um padrão de vida acessível. Quanto mais alto o padrão de vida, mais valor precisa ser guardado e investido.
Infelizmente sem alfabetização financeira e educação financeira fica difícil de fazer algo assim. Pois mesmo que se ganhe muito dinheiro em sua vida, se não souber o que fazer com ele, acabará gastando desordenadamente e o dinheiro acaba.
Como dizem por aí… “dinheiro não aceita desaforo.”
Todo R$ 1,00 é importante.
A partir de hoje, aqui no Drops do Cotidiano, vou trazer informações, orientações e direcionamentos sobre educação e alfabetização financeira. Eu sou Ádina Conradt, Educadora e Terapeuta Financeira, Associada a ABEFIN (Associação Brasileira de Educadores Financeiros). Acompanhe comigo e melhore sua vida financeira!
*Conteúdo produzido por Ádina Conradt, educadora e terapeuta financeira. Em seus textos, fala sobre finanças pessoais, dicas de como se organizar com o dinheiro e viver de forma mais harmoniosa e feliz com ele.
Ádina foi colunista do Drops entre setembro de 2019 e maio de 2020.