Integração e arte fazem o sucesso do 1º Jantar Cultural da ONG Vida Breve  

Poesia, dança e música, além da solidariedade, foram protagonistas no 1º Jantar Cultural da Ong Vida Breve, realizado no último dia 13 de julho, na praça de alimentação do Vienna Shopping. A data coincide com a celebração do 29º ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reforçando o compromisso da ONG Vida Breve na defesa e aplicação dessa lei da forma mais ampla possível. A programação reuniu artistas profissionais e amadores, que mostraram a sua arte envolvendo o público em um grande momento de confraternização.

As poesias e crônicas foram conduzidas pelo professor Airton Schirmer e sua filha e oficineira da ONG, Danúbia Schirmer, com a participação dos meninos e meninas do “Grupo Aprendizes”, além da vereadora Mônica Facio, do escritor Doralino Di Souza e do Secretário  de Cultura do município Paulo Wagner. Na parte musical, Kailane representou o Lar Padilha com duas músicas e Jotabê Morais e Zé do Belo, músicos locais, apresentaram interpretações de canções nacionais. As esquetes de dança agitaram o público presente. Uma das explicações para o sucesso é a capacidade de improviso e integração entre os integrantes do “Grupo Aprendizes”, principal ferramenta de inclusão social da ONG Vida Breve.

Para o idealizador e presidente da ONG, Airton Schirmer, o evento superou expectativas! “Estamos muito felizes com a possibilidade de mostrar o talento de meninas e meninos na cultura do Hip-Hop, nunca desviando dos princípios que há 12 anos norteiam nossas atividades.” O professor demostrou muita gratidão a todos os envolvidos na organização: dos voluntários aos patrocinadores do evento, além das parcerias permanentes da ONG.

Ong Vida Breve Jantar cultural
Ong Vida Breve - Doralino Souza

Para saber mais

Fundada em 2007, a ONG VIDA BREVE realiza mais de 650 atendimentos semanais na sede da ONG, considerando o atendimento dos internos do Lar Padilha, com recursos aportados pelo programa “Criança Esperança” que aquela entidade foi agraciada. A ONG mantém ainda um trabalho itinerante nas cidades de Parobé e Rolante, com oficinas de Hip-Hop. Mais de 30 voluntários participam de ações específicas, como eventos, e as atividades diárias são comandadas pelo professor Airton, além de Fátima e Danúbia, família idealizadora do projeto.

Sua principal ferramenta de acolhimento é o Hip-Hop, com oficinas regulares que envolvem as crianças e adolescentes de forma unitária, sem distinção de idade ou sexo, com o lema “todos são mestres e todos são aprendizes”. Existem também oficinas de teatro, grafite, treinamento de oratória e criação literária, além de brinquedos para tempo livre, aulas de reforço escolar e um ponto de inclusão digital, que é aberto a comunidade.

Os frequentadores mais assíduos e interessados passam a integrar o “grupo aprendizes” que tem uma carga de ensaios mais focada e tem um nível de exigência maior. Esse grupo é o que se apresenta nos espaços da ONG e em eventos da comunidade.

Com recursos escassos para manutenção das atividades, eventos como o Jantar Cultural são realizados para angariar fundos. Estas também são formas de mostrar o trabalho realizado e fazer a integração com a comunidade. “Os resultados do trabalho da ONG não são quantificáveis monetariamente, como uma empresa, sendo necessário um olhar mais subjetivo. Eventos dessa natureza ajudam a comunidade a ter contato com isso para poderem valorizá-lo. Importante, ainda, é a oportunidade de divulgação do potencial artístico do grupo de crianças e adolescentes, que vem se apresentando em vários espaços em Taquara e em outros municípios”, declara o voluntário Diogo Corrêa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s