Esperança…

Se buscarmos o significado da palavra esperança, as definições podem variar um pouco, mas em sua maioria dirão que o termo significa “confiança de que algo bom acontecerá”, “crença de que um desejo se torne real”, “virtude”. Talvez tenha sido justamente a esperança que impulsionou, muito tempo atrás, que imigrantes de diferentes nacionalidades, como alemães e italianos, cruzassem o Atlântico, vindos da Europa, para se estabelecerem no Brasil. Dentre esses imigrantes, muitos se estabeleceram no Vale do Paranhana.

Em Rolante, numa comunidade chamada de Boa Esperança, criou-se um núcleo de forte descendência italiana, que influenciou no desenvolvimento da localidade. Atualmente, Boa Esperança é um conhecido roteiro turístico e vitivinícola, batizado de “Caminho das Pipas” com várias cantinas e outros empreendimentos, em sua maioria de empreendedores locais.

Nessa mesma localidade, surgiu um projeto chamado “Boa Esperança – Colonização e Evolução”, cujo propósito principal são o resgate da cultura e sua manutenção. Esse projeto, liderado e organizado por voluntários da própria comunidade, criou um sentimento de pertencimento muito grande, reacendeu a importância de preservação da cultura e da história. Num primeiro momento, as escolas da rede municipal de Rolante puderam conhecer mais sobre o legado dos imigrantes, pois através da Escola General Osório, da Boa Esperança, foram desenvolvidas atividades como visitas aos parreiras, à antiga Casa Canônica, ao mini-museu, confecção de agnoline, dentre tantas outras atividades, que trabalham sobretudo o resgate da história e a integração com o presente.

Em 13/07, numa noite bastante gelada, o Salão Paroquial da comunidade tornou-se um centro caloroso, onde cerca de 500 pessoas prestigiaram o lançamento do Filme “Retratos da Colonização”. Esse filme foi o ápice desse magnífico projeto, e retrata exatamente o que diz seu título: é a história da colonização, as experiências vividas. Na mesma noite, o cerimonial do projeto falou sobre sua participação nos projetos de Socialização da Oktoberfest de Igrejinha e também promoveram a arrecadação de donativos (alimentos) que serão destinados para entidades assistenciais.

Mas o que aproxima esses grupos, de Rolante e de Igrejinha? O que aproxima esses descendentes de origem tanto alemã quanto italiana? O que impulsiona essas pessoas?

Primeiro, pode-se dizer que é o voluntariado, a vontade de fazer o bem. Também pode-se dizer que é a dedicação, a certeza de que é preciso unir forças. Existe ainda o desejo de preservação e perpetuação da cultura, tão presentes na Boa Esperança e em Igrejinha, berço da Oktoberfest. Ainda em comum, o forte espírito de solidariedade, talvez uma das maiores heranças de nossos antepassados que, privados de muitas coisas, tinham que trabalhar em conjunto, legando a nós um exemplo de que juntos somos mais fortes.

A palavra esperança, obviamente, representa o desejo de coisas melhores, capacidade de mudança, soma de esforços por um propósito maior. As definições do dicionário são muito simples, se avaliarmos exemplos como dos voluntários da Oktoberfest e de Boa Esperança. Para essas pessoas, esperança também representa realização, capacidade de mobilização, espírito empreendedor e agregador, impulso. Nossos antepassados nos oportunizaram o exemplo de que é possível realizar, acreditando e promovendo ações. Um lema muito presente nas antigas sociedades era “A união faz a força”. Quando inserido no contexto comunitário de Igrejinha e de Boa Esperança, cabe uma feliz adaptação: “A união faz a força, em Igrejinha e Boa Esperança, muito mais!”

Quer saber mais sobre o filme? Então confere a matéria especial com entrevista que fizemos com as organizadoras do projeto!

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s