Nem 8 nem 80: A difícil tarefa de (des)proteger

Sinônimo de proteger: abrigar, acolher e amparar.

Sinônimo de desproteger: desabrigar, deixar e desamparar.

Há uma semana atrás estava realizando um dos meus grandes sonhos: fazer minha pós-graduação em Psicologia Positiva. Em meio a constante busca pelo autoconhecimento, aprendi que, para realizar algo, sempre teremos perdas e ganhos.

Como já mencionei em outros textos, tenho um dos pontos de melhoria que é a ansiedade e, por saber disso, coloco o tempo a meu favor. Espero uma semana para acalmar, me colocar no lugar de quem lê meus textos e pensar: “será que vai fazer sentido para alguém?”

Colocando na balança do equilíbrio:

O que eu perdi?
Uma semana fora de casa, não estar com os filhos e com o marido, de cuidar do peixe, da nossa cachorrinha Mel, das flores, de atender meus coachees no coachtório, de não atuar no trabalho voluntário da Oktober, de realizar minhas atividades de lazer e participar da janta dos primos.

O que eu ganhei?
36 novos amigos, conhecimento, novas formas de pensar, de agir, acolhimento dos colegas, a troca de experiências, o aprendizado com as histórias dos outros, a ouvir mais, a perdoar, a agradecer, de saber que sou parecida com a Xuxa, de curar minha criança interior, de meditar, de dançar, de pegar uma bike do Itaú na noite de Poa para apresentar um pouco da minha vida, de não julgar as histórias diferentes ou parecidas com as minhas.

10-pós
36 novos amigos de todos os cantos do Brasil na pós graduação em psicologia positiva.

E pra que antecipar o sentimento?

Um mês antes eu já sofria com esta semana, cheguei a ter pesadelo de estar com leucemia. Aquele pesadelo parecia tão real que mexeu demais comigo. Esperei dois dias e marquei consulta com o Dr. Eduardo. Comentei com a minha amigona psicóloga Lu que por me conhecer muito me fez perguntas que levou a compreender que provavelmente era pelo meu controle. Fui na consulta e falei sobre estas compreensões com o médico e que mesmo assim, avaliando meus últimos exames, ele me garantiu que eu não tinha nada e que para vir a ter leucemias, precisaria ter sintomas que ficam bem caracterizados.

Ufa! Na mesma semana, fui na minha sessão de terapia e relatarei o quanto eu me sentia mal (culpa) por sair do controle. Do quanto eu controlo não apenas a casa, a cachorra, o peixe, as plantas, como também, as pessoas próximas a mim.

De achar que o meu jeito é o jeito certo e do quanto eu posso não estar deixando eles terem autonomia e poder serem eles mesmos.

Por falar de serem eles mesmos, esta autenticidade faz parte da minha missão de vida e como não pratico isso na minha casa?

No domingo antes de sair por uma semana, minha filha Júlia alegou: “Mãe a gente não vai morrer!”

10-filhos
O Forte instalado na sala de casa construído pelos filhos nas férias.

Nossa! Como eu realmente precisava sair do controle!

Estando há 6 dias no curso recebo uma grande surpresa: minha família chegando para se hospedar no mesmo hotel que eu estava.

Aprendizados da Muri:

  •  Quando eu saio do controle, deixo as pessoas terem iniciativa. Elas se sentem mais soltas, confortáveis, eu me sinto mais leve, aprendo a confiar, tenho saudades e ainda ganho surpresa;
  • Finalizamos a semana matando a saudade com cada um tendo aproveitado através do meu (des)controle que possibilitou ganhos não só a mim, mas também para o meu marido e meus filhos que aproveitaram a janta dos primos no sábado de noite, conheceram pontos turísticos de Poa, foram no museu da PUC e ainda ficamos os 4 juntinhos;
  • Agir e fazer certas escolhas permite que a gente possa aprender com cada experiência, inclusive com os nossos erros;
  • O ponto está no equilíbrio entre o controle e a liberdade;
  • Como esposa preciso confiar no taco do meu marido como dono de casa, ele faz do jeito dele que está certo e que pode assim;
  • Como mãe preciso permitir que meus filhos explorem suas potencialidades e desenvolvam autonomia;
  • O curso acabou, ninguém morreu, nem o marido, nem os filhos, nem a Mel, nem o peixe e nem as plantas;

Com amor e menos controle Muri Coach ♥

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s