Está chegando a hora do vestibular. O que vou fazer? Que profissão escolher? Qual a minha vocação?

Imagino que você queira tomar uma decisão segura e assertiva neste momento. Por isso, eu escrevi algumas dicas muito importantes para essa fase 😉

Ter dúvidas quanto a uma escolha profissional é totalmente natural, afinal, para toda escolha há renúncias a serem feitas e o mais doloroso é abrir mão de outras coisas que também parecem interessantes. Para algumas pessoas é mais fácil decidir e há dois tipos de pessoas que têm mais dificuldade para fazer escolhas: a) quem gosta de muitas coisas b) quem não sabe/ não tem ideia do que gosta.

Você pode gostar de muitas coisas ou pode não saber do que realmente gosta. Esse processo de descoberta sobre o que você gosta chama-se autoconhecimento. Reunir informações sobre você é o ponto chave. Não dá para tomar uma decisão tão importante com informações superficiais.

Escolha-profissional.jpg

Siga esse passo a passo para tomar sua decisão:

  • Conheça mais sobre você. Sugiro que você construa uma lista com coisas que se interessa, habilidades que possui, disciplinas de maior interesse ao longo da vida escolar. Levar em conta aquilo que você não é bom, também é importante. Por exemplo: posso me considerar criativa, inovadora, afetiva, planejadora, pouco organizada, com dificuldade de raciocínio matemático… quanto mais características forem identificadas, melhor.

Observação: testes vocacionais/testes de interesses profissionais podem ajudar nessa fase de autoconhecimento.

  • Conheça as opções de curso. No Brasil são cerca de 300 cursos de ensino superior diferentes, entre licenciaturas, bacharelados e tecnólogos. É natural ficar na dúvida, pois são muitas as opções. Você precisa entrar nos sites das universidades, olhar as grades curriculares, conhecer os cursos. Se possível, visite feiras de profissões nas universidades, converse com profissionais que atuam na área, assista vídeos no YouTube… reúna o máximo de informações sobre as opções de curso que está considerando. De preferência descubra tudo isso:

a) O que faz o profissional daquela área? Que instrumentos utiliza?
b) Como é a rotina, jornada de trabalho e estilo de vida desse profissional?
c) Quais os campos de atuação profissional?
d) Com quais outros profissionais se relacionará diariamente?
e) Vantagens de escolher esse curso?
f) Desvantagens de escolher esse curso?

  • Junte as pecinhas do quebra-cabeça. Autoconhecimento + Exploração sobre as opções de curso = decisão consciente e segura.

Quer saber a diferença entre um Teste Vocacional e um Processo de Orientação Profissional e de Carreira? Assista ao vídeo onde falo sobre isso em meu canla.

A Gabriela Marmitt participou de um Processo de Orientação de Carreira, também chamado Coaching Vocacional e compartilhou nesse vídeo de pouco mais um minuto, a sua experiência

Semanalmente visito escolas para conversar sobre essa temática com os alunos que estão no ensino médio. Atendo diariamente jovens que estão em busca da sua tomada de decisão. Amo orientar carreiras e contribuir para as tomadas de decisão. Se você precisar de alguma ajuda, esse é meu contato: contato@lulindencarreira.com.br. Atendo em Igrejinha, São Leopoldo e online.

escolha-profissiona-lu-linden

Boas escolhas!

Se você precisar de alguma ajuda, estou aqui! *Me escreve.

Grande abraço, Lu Linden

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s