Escolha investir tempo nas suas relações: Determinadas ações ecoam sobre sua carreira

Imagino que você já tenha ouvido as seguintes expressões, ‘cada um colhe o que planta’, ‘aqui se faz, aqui se paga’, ‘o mundo é muito pequeno’. Esses ditos populares falam da lei da reciprocidade, ‘você dá e recebe’. Simples assim!

Eu acredito muito na lei da reciprocidade. E você?

Os seres humanos costumam ser recíprocos. Se você cumprimenta alguém na rua em alto e bom tom, geralmente você é respondido. Se você sorri, possivelmente receberá um lindo sorriso de volta.

foto1

Cada vez mais tenho percebido na própria pele a importância das conexões que fazemos ao longo da vida. Ter uma postura de solicitude, cordialidade, disponibilidade para ajudar e evitar desafetos é uma forma de plantar boas sementes e colher logo adiante. Seria muita pretensão ter ótimas relações com todas as pessoas que você já conviveu. Mas se não for todas, pelo menos que seja a maioria. Vale muito a pena investir em boas relações do que o contrário.

É muito importante que você desenvolva suas relações de forma muito genuína e verdadeira, sem almejar algo em troca. Naturalmente resultados da sua interação, irão emergir.

O contexto da reciprocidade se aplica a todas as áreas da nossa vida, mas aqui, nos concentraremos em discutir os resultados para a sua carreira.

Posso afirmar pela minha experiência própria e pela condução das carreiras de centenas de clientes que sua rede de relacionamentos, também chamada de networking, potencializará suas oportunidades de carreira. Ser uma pessoa bem quista, respeitada pelas suas competências  e valores pessoais, lhe oportunizará uma proposta de trabalho, uma promoção, a criação de um projeto, parcerias de trabalho, um empreendimento próprio…

Eu teria muitos exemplos para te contar e reiterar o poder das boas relações. Mas escolhi  um exemplo pra ilustrar como a lei da reciprocidade se manifesta nas relações de trabalho. Há três anos atrás tive contato com uma pessoa que se beneficiou de uma intervenção de carreira do meu mestrado. Acabamos nos conectando nas redes sociais e recentemente ela me pediu via messenger do Facebook um material para seu novo posto de trabalho. Prontamente enviei o material que ela me solicitou. Até então apenas eu estava fazendo entregas de forma a contribuir. Mas como ‘quem planta, colhe’ meses depois ela me convidou para um projeto de trabalho em nível nacional que será desenvolvido ao longo de 2019. É a lei da reciprocidade se manifestando.

foto2
Grupo de planejamento de carreira durante o mestrado em Psicologia, onde começou essa relação

Você pode ser membro de uma empresa privada, órgão público ou trabalhar de forma independente, ou mesmo, estar desempregado. Em qualquer uma dessas situações seu networking sempre será muito valioso.

Qual o pior momento para criar e fortalecer o seu networking?

  • Quando você está desempregado e/ou precisando de ajuda. As relações devem ser construídas a todo momento: com seus colegas de escola/universidade, colegas de trabalho, familiares, conhecidos, grupos de amigos, vizinhos. Se seu contato acontecer somente nesse momento, vai parecer que está se aproximando por interesse e não deve ser assim.

De que forma posso melhorar minhas conexões? Fortalecer minha rede?

  • Seja sempre cordial e afetivo.
  • Mostre que se preocupa com a pessoa. Uma forma é perguntando como ela está?
  • Lembre das pessoas no dia do aniversário delas. A maioria das pessoas gosta de comemorar seu aniversário. É um ótimo dia para mostrar que ela é importante.
  • Reconheça algo que essa pessoa tenha feito. Não poupe elogios. Seja sincero.
  • Se coloque a disposição para ajudar em algo que possa (um material, uma informação).

Que sementes você tem plantado nas suas relações? O que você pode fazer nessa próxima semana para retomar contatos com pessoas importantes para você? Que tal escolher duas pessoas que não vê há algum tempo? Enviar uma mensagem de whatsapp? Marcar um café?

Se esse texto te proporcionou reflexão e/ou te ajudou a pensar em ações que podes implentar no teu dia a dia, comenta e compartilha esse texto.

Há alguns meses, gravei um vídeo falando sobre networking. Confira abaixo para saber mais sobre esse assunto e ampliar os resultados para a sua carreira.

Sucesso sempre!

Forte abraço, com carinho Lu Linden

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s