Não se culpe por não ser perfeito!

Imperfeição: qualidade de ser imperfeito, do que ainda está por terminar, ausência de perfeição e que têm defeitos. Nós, seres humanos, somos imperfeitos e cometemos erros ao longo da nossa vida. Por que nos julgamos tanto por estes erros cometidos?

  • Quem aqui é perfeccionista?

Vou contar uma questão comum que acontece comigo e com as minhas amigas:

Sempre dizemos e escutamos esta frase logo que entramos nas nossas casas: “Não repara a bagunça!”. Pode estar tudo arrumado e a gente se sentindo super confortável, mas parece que temos que dizer que ainda não está bom.

Outro exemplo comum é quando recebemos um elogio: “Nossa que linda que você está!”. Por mais linda que a gente esteja, se estiver fora do peso, respondemos: “Só falta emagrecer uns kilos!”. Ou se o elogio for pela roupa, disparamos: “Paguei super barato!”

Na comida também. Ao ouvir um: “Nossa que delícia!”, pode estar maravilhoso mesmo, mas respondemos: “Não ficou bem como eu queria!”

Sim, podemos ser e somos perfeitamente imperfeitos.

Muri-receber-elogio

A imperfeição está na nossa contradição, porque nós não aceitamos a nossa própria imperfeição. Para algumas pessoas incomoda tanto que se tornam obsessivas.

Mas calma, tudo depende de como a gente interpreta, de como enxergamos a vida. Aceitar as nossas imperfeições é a melhora forma de atingir a perfeição pra si mesmo.

Gosto de contar essa parte porque eu acredito que outras pessoas também pensam assim: Ano passado fomos convidados por um casal muito especial, o Egon e a Fê para participarmos do retiro de casais da igreja. Confesso que há anos eu tinha como meta frequentar mais a igreja e esta meta eu não conseguia cumprir.

Para mim pessoas que iam mais na igreja eram pessoas perfeitas e eu me achava muito imperfeita por não ir, por isso eu não ia. No retiro, meu marido e eu tivemos a oportunidade de nos aproximarmos dos pastores, bem como de outros casais e compreender que todos somos iguais.

Além de começar a frequentar mais os cultos, percebi que é na igreja que os nossos pecados são removidos, que todos somos iguais e que, sim: somos imperfeitos.

a-necessaria-imperfeicao

Outra parte que eu acredito ser adequado para este tema é como reagimos no início quando buscamos a terapia ou um processo de coaching.

Agimos na defensiva, trazemos os defeitos de todas as pessoas ao nosso redor e não falamos da gente.

É difícil nos despirmos, tirar a nossa casca que nos protege, é demorado até conseguirmos falar da nossa pior parte, dos nossos defeitos, da parte não boa da gente, das nossas imperfeições.

Para mim, Muri Coach, a graça de tudo está no jeito que cada um é e de aprendermos a viver e respeitarmos todas estas diferenças. No início podem ser diferentes e difíceis de aceitá-las, mas tornam autênticos.

Hoje em dia, tudo é tão artificial e tão perfeito que o defeito é o mais importante. É ele que chama a atenção e te faz único. Invista nos seus!

Minha imperfeição é minha perfeição!

Com autenticidade, Muri Coach 💛

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s