Cultura, teatro, livros e café: conheça a Casa Rosé, um espaço cheio de amor em Taquara!

Aconchego, carinho, criatividade… União que promove sensação de felicidade instantânea só de pensar. Imagine, então, poder entrar e fazer parte de um espaço onde esses itens são combinados ao teatro e aos livros. Essa é uma descrição poética do que é a Casa Rosé, mas que realmente não consegue expressar a boa energia que tem o lugar. Bem no Centro de Taquara, ao atravessar uma entrada dentro de um muro com um pedaço cor de rosa, parece que você se transporta para um paraíso distante. E lá, o lúdico, a evolução pessoal e a arte tomam proporções que contagiam.

A iniciativa é da professora Pâmela Mapelli, uma apaixonada pela arte, especialmente a literatura e o teatro. No espaço, pensando especialmente para acolher as pessoas e as manifestações artísticas e culturais, há salas para estudos e eventos, além de um espaço gastronômico com cafés e lanches saborosos. Com possibilidade de parceria com outros profissionais que se encaixem nessa proposta, a empreendedora pretende ter muitos debates, aprendizado mútuo e diversão na Casa Rosé. E embalados pela arte, claro!

DSCN7069 - Cópia
Alexandra Henckel e Pâmela Mapelli são as responsáveis pelo sorriso acolhedor e bom atendimento no espaço.

As oficinas de Teatro

Há três anos, Pâmela realiza oficinas de teatro na cidade e percebeu que o interesse por elas vem crescendo à medida que consegue desmistificar os paradigmas sobre ela. “Quero levar o sentido real dessa arte. Por vezes, quando as pessoas escutam falar em teatro, elas colocam uma única função, a de ser ator. E teatro é muito mais do que isso! Quero tornar essa arte vista por outros olhos. Mostrar o quanto ela pode contribuir com o desenvolvimento das pessoas”, justifica.

As oficinas de teatro são realizadas em turmas por faixa etária: dos 3  aos 7 anos, dos 8 aos 12 anos, dos 13 aos 18 anos e para adultos. Cada um dos projetos tem técnicas distintas para alcançar o autoconhecimento, a diminuição da timidez e despertar a criatividade. As inscrições estão abertas para novas turmas.


A Literatura como paixão

Uma das salas da Casa Rosé é destinada à literatura – com obras da literatura infantil, clássica e contemporânea. Pâmela considera que é essencial que se fale de literatura desde os primeiros anos da criança, para despertar o interesse e o gosto pela leitura. “É importante que cada pessoa encontre o seu gosto, seu estilo literário preferido. Para mim, a leitura não deve ser vista como algo com uma função específica, mas para o momento de deleite, de prazer”. Por isso, uma das suas metas é realizar oficinas para professores de educação infantil, colocando este assunto em pauta.

Além de venda de livros novos, também será possível fazer a troca de livros – levando um exemplar que já leu e trocando por algum disponível, também já lido por outra pessoa – e títulos disponíveis em sebo – usados com preço baixo. “Livro não foi feito para enfeitar prateleira, mas para acrescentar na vida das pessoas”, defende a professora.

O local também foi pensado para receber bate-papos, oficinas e momentos de leitura que podem ser promovidos também por parceiros.

Café Rosé2
O local traz inspiração em cada detalhe da decoração.

A arte na vida

Pâmela foi uma criança leitora, frequentadora assídua de bibliotecas públicas e que lia os mais diversos títulos e estilos. Foi assim o seu despertar para a sensibilidade da arte. Em meio a essa paixão escolheu a profissão de professora: fez Magistério, graduação em Letras e atualmente é pós-graduanda em Artes Cênicas. Desse processo todo de estudos e experiências profissionais, foi que surgiu o projeto da Casa Rosé. “Quero ajudar a desenvolver pessoas, receber autores, leitores, atores e curiosos das artes. Aqui na Casa Rosé queremos que as pessoas se encontrem, se valorizem, se sintam bem”, declara.

A Casa Rosé está localizada na Rua Bento Gonçalves, 2782, em Taquara, aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 20h30 e aos sábados das 9h às 17h.

DSCN7063

Fotos: Lidiani Lehnen e Arquivo Casa Rosé

Um comentário sobre “Cultura, teatro, livros e café: conheça a Casa Rosé, um espaço cheio de amor em Taquara!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s