Qual a pós-graduação mais indicada? MBA, Especialização ou Mestrado?

Os meses de abril e maio são caracterizados pelo início de novas turmas de pós-graduação. Vale conhecer o foco de cada opção, antes de fazer sua matrícula. Antes de pensar em ‘qual’, é indicado pensar no ‘por que’ e ‘para que’. MBA, Especialização e Mestrado são pós-graduações. Cada uma dessas formações tem duração aproximada dois anos e um propósito específico que precisa estar alinhado aos seus objetivos profissionais. Confira as informações abaixo para descobrir a diferença e tomar sua decisão.

Um ponto muito importante: a pós-graduação é a oportunidade que você tem de direcionar ou redirecionar a sua carreira para o que pretende fazer daqui para a frente. Assim, você pode escolher uma opção diferente da sua graduação.

Especialização é indicada quando você tem um área de atuação de maior interesse, na qual quer adquirir determinada expertise. Assim terá uma habilitação específica, obtendo reconhecimento naquela área de atuação.

MBA (Master Business Administration) é uma sigla que significa Mestre em Administração de Negócios. É destinado principalmente para executivos ou pessoas que almejam a posição de gestão. Uma formação focada na visão de negócios e estratégias em áreas administrativas, de marketing, TI, entre outras áreas.

Mestrado acadêmico, Doutorado e Pós Doutorado são destinados principalmente para quem quer seguir carreira acadêmica como pesquisador e/ou professor universitário. Você desenvolverá uma pesquisa científica junto com um professor orientador em tema do seu interesse.

Mestrado profissional é uma modalidade de Pós-graduação, onde são estudadas técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Comparando ao Mestrado acadêmico, é indicado a executivos  ou profissionais que almejam aliar sua vivência de mercado com a pesquisa científica, para o desenvolvimento de algum produto. O Mestrado Profissional também habilita para ser professor em universidades.

IMG_2950.JPG

DICA: Conheça os programas dos cursos, grades curriculares com as disciplinas, o corpo docente. Leve em consideração o respaldo da instituição de ensino e avalie questões práticas que viabilizam a sua participação, como o horário das aulas, localização e valores de investimento. Confira também possibilidades de bolsa de estudos em universidades privadas e públicas.

Veja também esta explicação em vídeo e aproveita para assinar o canal gratuitamente.

 

Qualquer dúvida, me escreve em contato@lulindencarreira.com.br. É sempre um prazer te ajudar.

Grande abraço, Lu Linden

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s