Piccadilly conquista certificação de sustentabilidade

A Calçados Piccadilly comemora a conquista da certificação Origem Sustentável na modalidade Ouro, o que significa que a empresa atingiu o cumprimento de 90% dos indicadores do programa desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) com o apoio do Instituto By Brasil (IBB). A calçadista, com sede administrativa em Igrejinha, produz mais de 35 mil pares de calçados por dia.

A técnica em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da empresa, Morgana Marca, conta que a empresa participa da iniciativa desde 2013, quando entrou na categoria Bronze. “Visando reforçar o compromisso com a sustentabilidade, em 2016 recebemos a certificação Prata e hoje a certificação Ouro”, comemora. Segundo ela, a certificação, que é auditada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e SGS, traz confiabilidade para o mercado. “A conquista garante aos consumidores que eles não estão levando para casa apenas mais um produto, mas também a garantia que a empresa oferece benefícios à sociedade e à natureza”, acrescenta Morgana, ressaltando que a sustentabilidade significa, para a Piccadilly, muito mais do que atender obrigações legais, mas a minimização de impactos negativos e a maximização dos positivos nos processos produtivos. ”Geração de empregos, renda, destinação ambientalmente correta dos resíduos, compra de matérias-primas de fornecedores que também abraçam essa causa são alguns dos exemplos que podemos citar de como a sustentabilidade está incorporada à cultura da Piccadilly”, explica.

piccadilly

Ela conta também que o próximo passo da empresa é alcançar a certificação máxima do Origem Sustentável, na categoria Diamante, que é concedida a indústrias que alcancem 100% dos requisitos elencados pelo programa. “Temos ciência de que a sustentabilidade é um ato contínuo, que garante que a empresa é sustentável ao longo do tempo. Para alcançar o nível Diamante, a Piccadilly se compromete a realizar novos investimentos em ações sociais, culturais e ambientais, principalmente os que se referem ao bem estar dos colaboradores, aos novos requisitos dos clientes e às tecnologias capazes de prevenir os impactos negativos causados ao meio ambiente”, projeta Morgana, adiantando que o próximo projeto é para o reaproveitamento de aparas de poliuretano que, por meio de logística reversa, retornarão novamente como palmilhas para o mercado.

Certificação 
Recentemente reformulado, o Origem Sustentável eliminou o nível Branco, concedido mediante autodeclaração. A partir de agora, todos os níveis (Bronze, Prata, Ouro e Diamante) serão certificados pela ABNT e SGS. O objetivo é proporcionar um maior credibilidade à certificação junto ao mercado. Estas mudanças têm proporcionado aos fabricantes de calçados e acessórios e aos seus fornecedores de componentes um retorno positivo de clientes e consumidores, com  maior engajamento em todos os pilares de sustentabilidade. As atuais dimensões econômicas, ambientais, sociais e culturais foram integradas por meio da Gestão de Sustentabilidade, o que torna mais visível os resultados da certificação para as empresas  Mais informações no site www.abicalcados.com.br/origemsustentavel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s