Ano novo, metas novas. Todos conhecemos as famosas resoluções de início de ano. Mas agora, passado o primeiro mês deste recém-nascido 2019, quantos de nós mantivemos a força de vontade para implementar estas resoluções?
Ninguém fixa novas metas por estar perfeitamente satisfeito com a sua realidade atual. O problema é que imaginamos uma linha reta entre o agora e o nosso destino pretendido. A vida, entretanto, não é assim.
Um avião não sai de Porto Alegre a São Paulo seguindo exatamente o seu curso. Ele se adapta. Reage aos ventos fortes do caminho e às alterações do tempo. Modifica a rota em pequenos incrementos não perdendo de vista o destino final.
Assim temos que ser com as nossas resoluções de ano novo. Primeiro devemos escolher com sabedoria coisas que sejam realmente importantes e significativas. Pode ser a entrada em uma faculdade, a realização de uma cirurgia plástica, perder aqueles quilinhos, o sonho de ser pai.
Ter a certeza de que essa meta é possível e não desanimar com os primeiros ventos e mau tempo. Ser resiliente, incansável. Abraçar os problemas como desafios para nos tornarmos mais fortes. Se por acaso você fracassou nas suas resoluções de ano-novo lembre que temos 11 meses pela frente.
Não foi um fracasso, foi apenas um tempo ruim. Levanta, ajusta o rumo e segue em frente. Ainda temos tempo.
*** Artigo de autoria do Dr. Nelsoni de Almeida, otorrinolaringologista e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Seu conteúdo expressa a opinião do profissional sobre o tema.