Teatro Feevale recebe primeiro musical estrelado por crianças com autismo no RS

Coordenado por Graziela Pires e Ana Carolina Steinkopf, o projeto Sinfonia Diferente RS leva ao Teatro Feevale o primeiro musical estrelado por crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Com uma metodologia inovadora voltada para assistência, saúde, bem-estar, desenvolvimento, protagonismo e empoderamento de pessoas com autismo, a atividade propõe lançar os objetivos de projeto, a equipe terapêutica, além de promover um espetáculo cultural. O lançamento do projeto acontecerá no dia 18, às 19h, na casa de espetáculos, em Novo Hamburgo, com entrada gratuita.

As atividades do projeto acontecem em quatro etapas: inscrição e seleção de pessoas com autismo e voluntários (que podem se inscrever durante o evento); sessões de Musicoterapia em pequenos grupos; apresentação pública; e encerramento e devolutivas sobre a evolução do indivíduo durante o processo. Todas as atividades serão gratuitas e recebem financiamento por meio da Secretaria de Estado da Cultura. “Buscamos voluntários de diferentes áreas para o trabalho ligado às crianças, como estudantes de Psicologia, Musicoterapia ou vinculados à área da Educação, ou qualquer pessoa que goste de desafios e que seja comprometida pode unir forças ao projeto, pois temos diferentes tipos de voluntariados”, destaca Graziela.

Espetáculo musical

Sobre a musicoterapia
Musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o profissional e as pessoas assistidas. A prática tem o objetivo de favorecer o aumento das possibilidades de agir, seja no trabalho individual, com grupos, nas comunidades, nas organizações, nas instituições de saúde e sociedade, nos âmbitos da promoção, de prevenção, de reabilitação da saúde e de transformação de contextos sociais e comunitários. A musicoterapia evita que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e comunidades.

Programação:
  • 19h – Momento cultural
  • 19h30min – Um musical estrelado por crianças com autismo. Por quê?
Parte 1 – Apresentações, por Graziela Pires
  • Apresentação do projeto
  • Apresentação da equipe terapêutica
  • Apresentação dos apoiadores e parceiros
Parte 2 – Roda de conversa
  • A importância de desenvolver a socialização, com Simone Steyer
  • A importância do vínculo no processo terapêutico, Maryleia Vargas
  • O processo de Musicoterapia, com Jesus Alberto Herrera
  • A relevância da família no processo terapêutico, com Mara Ritter
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s