Taquara e o Vale do Paranhana agora estão colocados no mapa da literatura internacional. ISso porque, entre os dias 06 e 09 de novembro, a 1ª Festa Literária Internacional de Taquara (Flitaq) reuniu grandes nomes da literatura nacional e internacional, e das artes como um todo, em uma programação repleta de atividades. Ao total, foram cerca de 5 mil pessoas que circularam pelas atrações promovidas ao longo dos quatro dias de evento. Realizado pelo Sesc Taquara e pela Prefeitura Municipal, a Festa movimentou diferentes espaços, como o Largo da Praça Marechal Deodoro, o HUB Conexão XXI, o Escritório 2CINCO9 e o Centro de Eventos Faccat.
“Nossa primeira edição foi um sucesso. Presenciamos dias intensos, onde o público pôde respirar cultura e debater sobre literatura”, comemora a diretora do Sesc Taquara, Fabiane Oliveira. “Realizamos um evento amplo, com uma vasta programação, que foi capaz de envolver todas as idades. Foi uma grande festa, não só do campo literário, mas da cultura em geral, e estamos felizes pela bela recepção da comunidade”, pontuou.
Um dos destaque da edição inaugural do projeto foi a mesa de conversa com Eduardo Langagne, um dos mais importantes poetas mexicanos da atualidade. A programação contou com atividades para estudantes, além de bate-papos inspiradores sobre trajetória e mercado literário. O encerramento do evento foi um o show musical em homenagem à Belchior na voz de Silvero Pereira, movimentando o Centro de Eventos da Faccat.






A 1ª Flitaq também homenageou o poeta e escritor Eldo Ivo Klain (in memorian), que foi diretor-presidente da Fundação Educacional Inferior do Nordeste, fundador da Academia Lítero-Cultural de Taquara e compositor dos hinos municipais de Taquara e Igrejinha.
*Fotos: Lidiani Lehnen/Drops do Cotidiano