Aplicativo mapeia pontos do turismo de Igrejinha e funciona como um guia para visitantes

As opções turísticas reunidas em um mesmo espaço e como chegar até elas é uma das facilidades do aplicativo Turismo Igrejinha. Lançado em outubro de 2022, ele vem divulgando empreendimentos e auxiliando o turista que chega ao município. Já são mais de 80 estabelecimentos cadastrados, entre pontos turísticos, roteiros, hospedagem e conveniências, permitindo ao turista plena autonomia de criar seu próprio roteiro de acordo com seus interesses de visitação. Além de escolher os destinos desejados, o usuário consegue gerar os mapas através do sistema e, mesmo em caso de não ter a conexão com a internet, a indicação do roteiro segue funcionando.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, destaca que o turismo oferece o ingresso de recursos em diferentes áreas, contribuindo com o desenvolvimento econômico. “Quando um turista se hospeda na cidade, ele acaba frequentando restaurantes, comércio e utilizando serviços. O turismo tem essa principal característica, trazendo um impacto positivo na atividade econômica na cidade. Entendemos que temos uma vocação para o turismo, além da proximidade com um dos principais polos turísticos o Brasil e do mundo. Igrejinha tem a possibilidade de, definitivamente, ingressar no grupo de cidades que tem o turismo como fonte de renda e geração de empregos”, projeta.

Primeiros resultados do App são visíveis

Por ser um projeto inovador, não é possível fazer comparações com outros municípios e iniciativas nesse sentido. No entanto, o que se tem percebido, é considerado pelos gestores municipais como muito significativo. Somente em outubro, mais de 6 mil usos do mapa foram realizados, confirmando a facilidade do usuário. Eles relatam ainda que tem depoimentos de empreendedores informando que chegam pessoas aos empreendimentos através do aplicativo.

Além do que se tem, o projeto é avaliado como um grande propulsor para o futuro do turismo em Igrejinha. “O aplicativo funciona como um portal de comunicação da cidade e na orientação dos visitantes. Ele faz parte de uma política pública estruturante para o futuro, construindo essa base que vai ganhando novos pontos ao longo do tempo para fomentar o turismo”, registra o Secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller. E a importância desse investimento é endossada pelo chefe do executivo. “Entendo o turismo como vital para o crescimento econômico de Igrejinha de forma a, no futuro, ser uma das principais atividades se somando às atividades que o município já tem”, declara Leandro.

Projeto colaborativo

O turismo tem o desafio de se comunicar com diferentes públicos, entendendo que receberá diferentes gerações. Por isso, o município está investindo em novas placas de indicações, entende a importância do mapa de papel e o aplicativo se soma a isso. “O elogio de quem está entendendo a proposta do aplicativo, não é ele em si, mas como ele se integrou a um sistema geral que estamos conseguindo fazer. É uma grande ação que junta indústria, comércio e serviços para trabalhar para o turismo e faz um fluxo de informação de tudo isso, gerando bons resultados”, pontua o secretário.

Entre as ações de promoção do App, está a inserção do QRcode do App nas caixas de sapatos de marcas calçadistas, como Usaflex e Divitrini, e os displays (com televisores e um display para baixar o App) que começaram a ser colocados em pontos estratégicos. Empresas que tenham interesse em somar forças, seja nas embalagens de produtos ou recebendo um display em seus espaços, podem entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura.

Disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, o programa poderá ser baixado nas lojas de aplicativos App Store e Play Store. O mesmo abastecido com informações pelos empreendedores do turismo, com fotos e descrições de seus espaços, além dos dados acerca do município que serão atualizados pela Prefeitura de Igrejinha.

Deixe um comentário