Quantos talentos literários existem por aí que ainda não foram encontrados? E quantos já são reconhecidos e, mesmo assim, estão sempre buscando um espaço novo para mostrar o seu trabalho? Para as duas perguntas a resposta é: o número é grande! Pensando nisso, os escritores e produtores culturais Ana Elicker, de Rolante, e Doralino Souza, de Igrejinha, resolveram lançar uma coletânea de poesias. Assim surgiu “Sonhos e Outros Versos” apresentada recentemente durante a 20ª Feira do Livro de Rolante com a participação de diversos escritores que tem seus textos publicados nas páginas da obra.
Os autores integram a obra são: Ademir Rost, Adriana Mondadori, Ana Elicker, Andrea Rubiane da Silva, Anngela Antonelli, Armando Severo, Bella Sarquiz, Célia Santos, Claudia Marin, Doralino Souza, Franklin Hopkins, Hérica da Silva de Oliveira, João Riél, Lisiane Olsen Lacerda, Lívia Soares, Maria Alaides, Nelso Hahn Mazzurana, Paulo Wagner, Paola Pessoa, Rejane Benvenuto, Renan Wille, Rosália Gomes, Valter Ribeiro e Vera Regina de Oliveira. O livro tem o prefácio da jornalista cultural Lidiani Lehnen e o texto da contracapa pelo bacharel em Direito, professor e escritor Adeli Sell.






O concurso e publicação do livro é uma promoção da Revista Paranhana Literário e Editora JM2D. A obra está disponível para venda com os autores.
Democratização do acesso e possibilidades
O livro mescla autores já publicados e reconhecidos com autores inéditos que estão tendo a oportunidade de ver seu nome num livro pela primeira vez. As participações também não se limitaram a poetas da região, mas de todo o território nacional e até de fora, tendo participação de autores de Portugal, por exemplo. A seleção aconteceu através de edital onde todos com interesse puderam participar. “Recebemos textos de muita qualidade que refletem os talentos que temos por aí. Uma coletânea sempre é uma possibilidade de expandir horizontes, se perceber como escritor e criar conexões. Nesta obra temos pessoas que já tem vários textos e até livros publicados e outros que tem aqui sua primeira publicação. Isso é muito especial e temos certeza da importância de projetos como esse”, conta Ana.
A publicação ainda levou em conta a questão da viabilidade econômica e a visibilidade e planejamento da carreira literária. “Ele foi produzido de forma coletiva, onde cada autor escolhido adquiriu uma cota, a qual dá direito a uma quantidade de exemplares físicos e duas oficinas literárias sobre escrita criativa e organização da carreira literária”, explica Doralino.