Hoje eu vou contar uma situação inusitada e bastante engraçada pela qual passei há alguns dias: eu fiquei trancada no banheiro do quarto de hotel no 3º andar, na cidade de Farroupilha. Depois de passada a situação, eu pensei ‘este vai virar um texto do Drops, porque esta situação pode ensinar algo através de uma metáfora’. Qual a razão de expor essa situação de vulnerabilidade? Compartilhar os muitos insights que eu tive com esse episódio e contribuir para o desenvolvimento da sua carreira.
Se bateu uma curiosidade aí, lê o texto até o final e me conta as suas percepções sobre as reflexões e também sobre esse acontecimento.
Como tudo aconteceu: Eu tinha ministrado um treinamento sobre Inteligência Emocional à 67 km e fui me hospedar num hotel para voltar para casa apenas no dia seguinte. O treinamento foi ótimo e eu estava me recuperando de um resfriado. O que eu mais queria era um banho quente para depois descansar (carinha de sono). Então liguei o ar condicionado para aquecer o quarto, separei minha roupa, fui até o banheiro e fechei a porta. Até aí tudo bem. Mas agora é que começa a aventura – a maçaneta veio junto na minha mão e a partir daquele momento eu estava trancada no banheiro do hotel, no terceiro andar, sem meu celular. E agora?
Por um instante meu coração acelerou e eu me vi presa sem meu celular para pedir ajuda. Logo vieram duas perguntas a minha mente ‘por que fechei a porta?’, ‘por que não peguei o celular?’ Isto se chama AUTORESPONSABILIDADE – eu não fiquei chateada com o hotel, mas fiquei chateada comigo naquele instante. Atribuir a si mesma a responsabilidade, nos ajuda a não culpar os outros pelo que nos acontece, mas a pensar e buscar SOLUÇÕES – ‘já que isso aconteceu, qual a estratégia para resolver essa situação?’
Passados esses segundos iniciais, não me desesperei, nem ao menos chorei, mas respirei fundo e pensei ‘o que eu posso fazer para resolver a situação?’. A isto chamamos INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – acolher as emoções sentidas e focar na solução.
Então tentei encaixar a maçaneta, sem sucesso (risada), tentei encontrar algum objeto para tentar abrir, sem sucesso (risada), tentei derrubar a porta, sem sucesso (risada). Olhei pela janela e pensei em desescalar a parede (mas o risco era grande). Já eram 22h30 e eu não queria perturbar o sono das pessoas na volta, não queira incomodar. Então pensei, posso tomar meu banho e dormir aqui no banheiro e resolver no dia seguinte. Mas ao mesmo tempo veio a reflexão, por que não resolver agora? Eu posso PEDIR AJUDA. Então abri a janela e fiz uma COMUNICAÇÃO ASSERTIVA – pedindo ‘socorro’, ‘eu preciso de ajuda’(S.O.S). Uns 15 minutos depois uma voz respondeu ‘vamos te ajudar’. Que alívio! Alguém me ouviu!

Alguém só poderá nos ajudar se sinalizarmos a necessidade de ajuda. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Peça sempre que entender que poderá resolver mais rapidamente uma situação que pode estar te angustiando.
Mais 10 minutos se passaram e alguém bateu na porta do quarto e perguntou se precisava de algo e eu respondi que estava trancada no banheiro. Duas pessoas da equipe do hotel vieram e abriram as duas portas. Tive um sentimento muito grande de GRATIDÃO – agradeci por terem me ouvido e salvado a minha noite de sono. Como é bom agradecer alguém que nos ajudou. Talvez você tenha recebido muitas ajudas ao longo da sua carreira. Pelo que você é grato? A quem você é grato?
Na manhã do dia seguinte, no check-out ganhei uma espumante com pedido de desculpas do hotel pela situação ocorrida. E eu adoro uma espumante. Para mim a espumante esta associada a COMEMORAR . Que possamos sempre comemorar nossos avanços e conquistas.
E você? Já se sentiu impotente diante de uma situação? Espero que você não passe por uma situação dessas. Mas, se acontecer, você já tem muitas dicas hehe.
E para fechar, resumo em uma frase os insights dessa metáfora para a sua carreira: tome as rédeas da sua carreira se AUTORESPONSABILIZANDO, desenvolva sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, não tenha medo de PEDIR AJUDA, tenha uma COMUNICAÇÃO ASSERTIVA, seja GRATO e COMEMORE suas vitórias.
Muito sucesso no seu caminho! Suas vitórias são a minha alegria! Paz e bem! Abraço, Lu Linden @carreiraskarnalelinden
Bom Dia Luciane, são situações como esta que nos fazem crescer e evoluir, podemos levar elas para um lado de coitadinho e nos vitimizar ou simplesmente evoluir, levo sempre situações como estás como exemplo para que possa melhorar a minha vida e os demais, são essas experiência que nos engrandecem.
Parabéns por compartilhar essa situação inusitada para você.
Como já aconteceu para mim uso de exemplo aos meus clientes para que não aconteça com eles.
Grande abraço.
CurtirCurtir