O artista igrejinhense Gustavo Essbich se prepara para um momento ímpar na carreira. Ele é o protagonista do espetáculo musical “Hedwig e o Centímetro Enfurecido“, que volta ao Brasil após 10 anos, e estreia a temporada em Porto Alegre, no Teatro CIEE, com exibições nos dias 05 e 06 de maio. Com rock, drama e comédia, o espetáculo traz a busca pelo amor e de sonhos, com decepções e aprendizados tal qual a vida cotidiana. Sucesso no circuito off-Broadway e em diversos países do mundo, agora chega a vez do Rio Grande do Sul.
Grande fã da obra, Essbich sempre sonhou produzir e estrelar esse espetáculo e se vê realizando um sonho. “Está sendo uma experiência única e transformadora. Essa personagem icônica e complexa tem sido uma fonte de inspiração para muitos e interpretá-la é uma oportunidade de se conectar com o poder e a vulnerabilidade de ser humano. Sinto-me feliz por ter a chance de explorar as muitas camadas de Hedwig, desde sua história de amor e perda até a luta pela autoaceitação e identidade. É uma experiência desafiadora, mas também gratificante, ver a transformação de Hedwig ao longo da peça e transmitir ao público a mensagem de que, apesar das adversidades, podemos encontrar a nossa verdadeira essência”, declara.
O artista destaca ainda a importância cultural de Hedwig como uma figura queer e andrógina. “Sua história de superação de preconceitos e autoaceitação é universal e inspiradora. Interpretar Hedwig é uma oportunidade de contribuir para a representação e visibilidade da comunidade LGBTQ+ nos palcos e na cultura em geral. Assim posso dizer que interpretar Hedwig é mais do que apenas um papel. É uma oportunidade de se conectar com a humanidade e a cultura de uma forma única e impactante”, conclui.



Após mais de 10 anos da vinda do musical para o Brasil, a internacionalmente ignorada estilista musical Hedwig está de volta – pela primeira vez fora do eixo Rio-SP. Descrita pela Revista Rolling Stone como “O melhor musical rock de todos os tempos”, Hedwig conta uma história de amor, uma história de autoconhecimento, um ser indefeso buscando se encontrar em meio a um mundo tão cruel. Com uma plástica aprimorada, o espetáculo traz todo o glamour do rock com seus figurinos, maquiagens extravagantes e músicas extremamente viscerais.
De nome original Hedwig and the Angry Inch, o musical rock tem músicas e letras de Stephen Trask e texto de John Cameron Mitchell, que também interpretou a personagem. O musical já foi encenado em vários países ao redor do mundo, incluindo Reino Unido, Austrália e Coreia do Sul. Em 2014, uma produção de Hedwig estreou na Broadway, com Neil Patrick Harris (“How I Met Your Mother”) no papel principal. O espetáculo de Porto Alegre está sendo produzido através de uma parceria entre Gustavo Essbich e United Talent Agency.
Sobre Hedwig e o Centímetro Enfurecido
Em meio ao seu show, Hedwig conta sua história de vida, numa mistura de stand-up, show de rock e muito drama. tudo começa com Hansel, um jovem que mora em Berlim ocidental e cresceu ouvindo os grandes clássicos do rock, com o sonho de se tornar uma estrela nos Estados Unidos. É então que ele conhece um belo americano que lhe promete amor, liberdade e quem sabe tornar real todos os seus sonhos. Para isso, Hansel precisa fazer uma cirurgia de mudança de sexo, pois somente assim poderá se casar e ir para a América, passando o tão temido muro. Assim nasceu Hedwig, cuja cirurgia contou com erro médico e que, em seu primeiro dia nos Estados Unidos, vê a notícia que o muro foi derrubado. Preparada para iniciar sua carreia, Hedwig é abandonada e se vê sozinha no mundo, mas logo se apaixona por um garoto, Tommy. Ela ensina tudo que sabe para ele e, quando menos espera, recebe mais um golpe: Tommy rouba suas músicas e se torna o grande astro do rock que Hedwig sempre sonhou ser. Não aceitando o ocorrido, Hedwig segue cantando com a sua banda em restaurantes, bares e pubs, tentando ser reconhecida pelas suas músicas.
Elenco:
- Gustavo Essbich – Hedwig / Tommy e Tuany Aveline – Yitzhack
Ficha Técnica:
- Gustavo Essbich – Produtor e Hedwig
- Gustavo Dutra – Produção
- Ivan Parente – Direção
- Jean Wagner Macedo – Direção Musical
- Jonas Kablin – Versionista
- Andre Addans – Figurino
- Dicko Lorenzo – Perucas
SERVIÇO
O que: Espetáculo musical Hedwig e o Centímetro Enfurecido
Quando: Sexta-feira (05 de maio), às 20h30 e sábado (06 de maio), às 17h e às 20h30
Onde: Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861 – São João, Porto Alegre)
Quanto: de R$ 100, a R$ 250,00 – Ingressos à venda pelo Sympla.
Duração: 90 minutos
*Fotos: Guilhermo Gil