Nova Hartz conhecerá as novas soberanas da Dezemberfest no próximo domingo (26). Dez jovens concorrem aos títulos de Rainha e Princesas da festa que marca o aniversário do município e, neste ano, chegará à sua 6ª edição. O trio também carrega a responsabilidade de representar cidade, seus eventos, atividades e toda a comunidade, levando a alegria, hospitalidade, história, belezas e elementos culturais que podem ser encontrados durante as divulgações que realizam pelo Estado ou quando recebem os visitantes em diversos eventos e festividades locais, principalmente na Dezemberfest.
As candidatas já estão participando de uma série de workshops, encontros e atividades que auxiliam no seu desenvolvimento e preparação para passarem pelas etapas avaliativas do concurso com êxito. Nesse ano, as candidatas aprenderam sobre expressão corporal, facial e improvisação; imagem pessoal; comunicação e oratória; marketing e redes sociais; além de encontros com psicóloga; aulas de oratória, passarela e aprenderam mais sobre a história do município. Durante o período, são proporcionados momentos variados nos quais as candidatas podem praticar a desenvoltura, oratória e capacidade de improvisação através da gravação de vídeos relacionados ao concurso, que estão sendo postados no Instagram da Dezemberfest, além de participação e pronunciamento em eventos e atividades da cidade.
Como será a escolha
Nesse ano, o evento de escolha será fechado, exclusivo para convidados, mas terá transmissão através de live no Facebook da Prefeitura Municipal de Nova Hartz. As candidatas serão avaliadas em um total de quatro etapas. A primeira etapa ocorre antes do evento de escolha, pois consiste em uma prova sobre a história e cultura de Nova Hartz que será corrigida pelas coordenadoras do museu e professoras de histórias. “A prova vale 30 pontos e é lançada na planilha dos jurados até o dia da escolha, não sendo revelada antes deste dia para as candidatas. Vale ressaltar que as provas e respectivas notas ficam disponíveis no museu histórico de Nova Hartz para as candidatas que quiserem vê-las”, a presidente da Associação Cultural de Nova Hartz – entidade organizadora do certame -, Taíssa Ohse. Ela destaca que as outras três etapas ocorrerão no dia 26 de março, o dia da escolha das soberanas: no primeiro momento as candidatas passarão por uma entrevista individual que vale 10 pontos, avaliação da oratória que vale 30 pontos e a etapa de passarela que também vale 30 pontos, onde serão avaliados critérios relacionados à simpatia, desenvoltura, postura e beleza.
“Ainda, importante destacar que todas as planilhas nas quais os jurados preencheram as notas atribuídas por eles à cada candidata já possuem as notas da prova de cada candidata, e, após finalizadas todas as etapas de avaliação, se reúnem a comissão organizadora do evento, composta por membros da Associação Cultural e do Poder Executivo, todos os jurados, as responsáveis pela correção das provas, e, cada candidata indica um representante que poderá acompanhar o lançamento e somatória das notas de cada jurado para todas as candidatas, garantindo a maior transparência possível. Os quais devem ficar confinados até o momento de revelação das ganhadoras do concurso de soberanas”, explica a presidente.
As candidatas









