Que horas são?

Estamos a 90 (ou já seriam 60?) segundos do fim do mundo. Isso conforme anúncio de um importante grupo de cientistas que faz um cálculo curioso para isso.

Eles criaram um mecanismo para alertar o planeta sobre os riscos de um potencial apocalipse: o “doomsday clock”, ou o relógio do juízo final – em uma tradução livre. Quanto mais perto da meia noite os ponteiros do relógio, mais próximo estará também o mundo do seu fim. 

Pois, recentemente, os cientistas informaram que estamos a 90 segundos do fim do mundo, o mais perto que o relógio do juízo final já chegou da meia-noite desde sua criação, em 1947.

O alerta é baseado em cálculos que apontam fatores possíveis para a aceleração do fim do planeta, como as catástrofes climáticas, guerras nucleares, doenças epidêmicas e outras mazelas que ainda podem vir.

Claro que não são 90 segundos da forma que vemos nos ponteiros dos nossos relógios. Talvez até seja, mas aí nem vocês nem eu e nem ninguém estará mais aqui para ler e comentar essa crônica.

Na verdade, serve de aviso de que a coisa tá preta, pior do que se imagina, e o fim, seja como for, bate à porta, sem dó nem piedade.

Segundo os estudos, quando a contagem começou, o relógio estava a sete minutos da meia-noite. Em meio às tensões nucleares, chegou a marcar dois minutos para o fim do mundo, em 1953. E assim gira e se consome o tempo, de acordo com os catastróficos atos humanos.

Com a pandemia de Covid, então, os ponteiros aceleraram mais ainda e não pensem que pararam, agora. As pilhas do relógio estão carregadas, sem chance de travar a máquina do tempo, ao menos diante das atuais previsões nada otimistas para o planeta.

Enquanto isso, cada segundo comprova a urgência necessária para adiar o caos, embora sem grande chances de reverertermos o que aí está. 

Se nos permitirmos silenciar para ouvir apenas o tique-taque ou o badalar dos sinos da igreja, ao longe, talvez haja mais alguns segundos de esperança, para quem acredita que Jesus venha nos salvar, ou de trégua, na contagem regressiva antes do fim (ou seria de um novo começo?).

A propósito, que horas são?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s