O Porto Verão Alegre está chegando ao final. Em sua última e quinta semana, o festival multicultural reunirá 28 atrações, sendo que quatro são nacionais: Duda Brack e Ney Matogrosso – Show “Na pista com quem interessa”, o pianista Jonathan Ferr, que se encontra com o grupo gaúcho KIAI, Jards Macalé e Vanessa Moreno, com o seu show “Sentido”. No SESC Canoas, mais três atrações: Aos 60, Juno: uma aventura imaginária (a atração infantil desta semana) e Terapia de Casal. E para fechar com um dos sucessos desta edição do Porto Verão Alegre, mais duas sessões “extras” e comemorativas do espetáculo Gratiluz com Drª Rosângela.
A 24ª edição do Porto Verão Alegre soma, ao longo de 34 dias (de 10 de janeiro e 12 de fevereiro), 124 atrações confirmadas em 15 espaços, um deles fora da capital gaúcha. As vendas estão abertas pelo site www.portoveraoalegre.com.br. Neste ano, ainda haverá pontos de venda físicos: no CHC Santa Casa (Av. Independência, 75, Centro de Porto Alegre), que funciona de terça-feira a domingo, das 14h às 19h (e nos dias de espetáculos no local, até às 20h). E na Loja Claro – Shopping Moinhos (3° andar) de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriado, das 14h às 20h. Além disso, será possível comprar qualquer ingresso nas bilheterias dos teatros durante as duas horas que antecedem às sessões.
Segue abaixo a programação completa:
Bruna Louise
Datas: 06 de fevereiro (segunda-feira)
Horário: 21 horas
Local: Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Em seu novo show, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir. Com uma rotina que alia muito trabalho e diversão, Bruna tem muita história pra contar e, como sempre, a galera vai se acabar com suas derrotas e comemorar suas vitórias. Com muitas piadas, improvisos e interações, ela se aproxima dos espectadores, em um show bastante identificativo e forte. Nunca, na trajetória de Bruna Louise, ela esteve tão preparada, sem medos e sem vergonha. E como sempre, divertidíssima!
Ficha Técnica:
Autor, Direção e Elenco: Bruna Louise
Duração: 60 a 90 minutos
Classificação: 16 anos
Stand up do Léo: Gauchão de Apartamento
Datas: 07 e 08 de fevereiro (terça e quarta-feira)
Horário: 21 horas
Local: Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311)
Gênero: Comédia
Sinopse:
O Stand up do Léo, o Gauchão de Apartamento é um show para toda a família. O personagem surgiu para aproximar os gaúchos do universo urbano com a cultura tradicional. O show permeia momentos de comparação entre os mundos do campo, mais tradicional, com o tradicionalismo cultuado na cidade, prega a união desses dois mundos e o respeito às diferenças. Os princípios do personagem são balizados pelo amor à tradição, divulgação da cultura gaúcha e respeito às diferenças.
Ficha Técnica:
Autor: Dudu Weber
Direção: Heinoê Ferreira
Elenco: Dudu Webeer
Duração: 80 minutos
Classificação: Livre
O sertão em mim
Datas: 07 e 08 de fevereiro (terça e quarta)
Horário: 20 horas
Local: Instituto Ling, no Teatro (Rua João Caetano, 440)
Gênero: Drama
Sinopse:
Esta livre adaptação do livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, é um monólogo no qual o Jagunço Riobaldo, revive sua história colocando em questão diversos pontos atuais sobre o ser humano e o mundo. O personagem é assombrado pela possível existência do demônio e por perder a alma para ele em um pacto realizado. Após o assassinato de Joca Ramiro, Riobaldo busca a vingança mobilizado por seu amor por Diadorim. A trilha sonora é executada ao vivo em piano, gaita e percussão.
Ficha Técnica:
Autor: Nina Eick e Fernando Kike Barbosa
Direção: Fernando Kike Barbosa
Elenco: Nina Eick
Duração: 45 minutos
Classificação: 12 anos
Arena Selvagem
Datas: 07, 08 e 09 de fevereiro (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835, Centro, Porto Alegre)
Gênero: Drama
Sinopse:
O que é ser selvagem? O Grupo Cerco te convida a entrar em uma arena onde seres humanos encontram-se com sua animalidade. A cidade e a selva. A opressão e a liberdade. O instinto e a sobrevivência. Em meio à artificialidade que criamos para nos diferenciar entre nós e dos outros animais, nossos corpos revelam que essas mudanças são superficiais diante da força da nossa natureza.
Ficha Técnica:
Autor: Criação coletiva do Grupo Cerco
Direção: Inês Marocco
Elenco: Anildo Böes, Eduardo Schmidt, Elisa Heidrich, Kalisy Cabeda, Manoela Wunderlich, Martina Fröhlich, Marina Kerber, Philipe Philippsen.
Duração: 100 minutos
Classificação: 16 anos
Coração de Búfalo
Data: 07, 08 e 09 de fevereiro (quarta, quinta e sexta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Teatro Bruno Kiefer, no 6º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736)
Gênero: Musical
Sinopse:
Reunindo música, teatro e poesia ao redor de uma de suas principais matérias-primas: o Amor. Do fundo da fossa ou no topo do êxtase, canções, versos e cenas se misturam em performances que exaltam esse precioso e urgente sentimento.
Sob direção de Bob Bahlis, as atrizes Denizeli Cardoso, Valéria Barcelos, Adriana Deffenti e Thai Ribeiro contracenam com Carlinhos Carneiro & A Jóvem Tiozinhice – uma banda que o vocalista da Bidê ou Balde e fundador do Império da Lã criou para tocar bolero, samba-canção e “sons de tiozinho” em geral, que conta com a tarimba dos músicos Flu, Claudio Calcanhoto, Julio Porto, Chico Bretanha, Marcelo Rocha, entre outros de mesma atmosfera.
Dramaturgia invadindo músicas, que invadem vidas, que são poesia – ou só dureza mesmo. “Coração de Búfalo” é uma encenação durante um show, ou uma banda tocando enquanto rola uma peça. É um mergulho na relação de mutualismo que surge quando o amor paira sobre as artes, que espelham o ser humano. Um ponto de encontro entre Rimbaud, Tom Jobim, Elisa Lucinda, Elizete Cardoso, Balzac, Odair José e Maria Rezende. Uma arte na nait.
Ficha Técnica:
Autor: Vários
Direção: Bob Bahlis
Elenco: Carlinhos Carneiro & A Jóvem Tiozinhice, Valéria Barcelos, Adriana Deffenti, Denizeli Cardoso e Thai Ribeiro.
Duração: 75 minutos
Classificação: Livre
A Válvula
Datas: 07 (terça-feira), 08 (quarta-feira), 11 (sábado) e 12 (domingo) de fevereiro
Horário: 20 horas
Local: Bar do Nito (Av Cel Lucas de Oliveira, 105)
Gênero: Comédia
Sinopse:
A Válvula satiriza o estereótipo de um político acima de qualquer suspeita. Em formato de semi-arena, o grupo coloca em uma espécie de picadeiro personagens farsescos que desvendam a hipocrisia de uma sociedade pretensamente conservadora.
Ficha Técnica:
Direção: Rodrigo Waschburger
Elenco: Rafaela Fischer, Lucas Soares e João Pedro Corrêa
Figurinos: Lola Monasterio
Trilha Sonora: Bernardo Waschburger
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Parangolé – A comédia da sala dos professores
Data: 07 e 08 de fevereiro (terça e quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Teatro Carlos Carvalho, no 2º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Parangolé A Comédia da Sala dos Professores se passa, como o título já diz, na sala dos professores de uma escola pública brasileira no período pós-COVID. O ator e professor Pedro Delgado, vestindo um parangolé que o ajuda a recriar os universos de quatro professoras, faz uma divertida sátira onde apresenta o cotidiano dos professores das escolas públicas depois do retorno às aulas. As personagens Patyfa, Sharlot Iceberg, Diva Gina, Rebeca e Simplesmente Sor surgem a partir do próprio parangolé para, de forma muito divertida, apresentar para o público os bastidores, as angústias e as situações diversas pelas quais os professores vêm passando. Assim, o que poderia ser um discurso dramático, se transforma numa comédia divertida e muito bem-humorada, onde qualquer semelhança com as diversas salas de professores não será coincidência.
Ficha Técnica:
Autor: Direção e Elenco: Pedro Delgado
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Diálogos Rasgados
Datas: 07, 08 e 09 de fevereiro (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Casa de Espetáculos (Rua Visconde do Rio Branco, 691)
Gênero: Drama
Sinopse:
Revelações sobre nós mesmos acontecem no diálogo com outro através de argumentos, acusações, crenças, obsessões e gatilhos. Diálogos Rasgados é uma peça com 12 cenas de diálogos do nosso tempo, diálogos curtos que não fazem sentido, que não importam, quase cruéis. O espetáculo é o sétimo trabalho do grupo de estudos teatrais sobre o texto curto. E o terceiro resultado apresentado como peça para palco italiano, junto a Não Se Mata Pintassilgo, de 2019 e Superficial Shakespeare, de 2022. No formato audiovisual o grupo entregou Oráculos e Casamata em 2020, que estão à disposição no canal da cômica cultural no YouTube..
Ficha Técnica:
Autor e Direção: Patsy Cecato
Elenco: Bruna Eltz, Christian Tombini, Dani Entrudo, Dedé Leitão, Elaine Segura, Fernando Ribas, Grasi Perotto, Juliana Dal Ben, Marielle Meirelles, Patrícia Zingalli, Rosângela Britto e Samara Valerio
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos

Frida Kahlo, à Revolução!
Data: 07, 08 e 09 de fevereiro (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: CHC Santa Casa (Av. Independência, 75)
Gênero: Drama
Sinopse:
O espetáculo chega ao décimo terceiro ano de apresentações. É inspirado livremente na vida e obra da poderosa pintora mexicana. O texto inédito foi composto através da correspondência da artista, poemas e anotações em seu diário íntimo. A trilha sonora original é executada ao vivo e serve de fundo e de ligações para que a pintora e as cenas inspiradas em suas obras nos conduzam por esta redescoberta ética e estética, focada no princípio revolucionário da arte como denúncia solidária. A dramaturgia concentra-se nos aspectos humanos da personagem para construir um espetáculo que faça emergir o que pode transcender a condição de mito.
Ficha Técnica:
Autor: Juçara Gaspar
Direção: Daniel Colin
Elenco: Juçara Gaspar, músico: Luciano Alves
Outros:
Cenografia: Lara Coletti
Iluminação: Carol Zimmer
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Os Novos Causos do Guri de Uruguaiana Pós-Covid
Data: 07, 08 e 09 de fevereiro (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: 21 horas
Local: Teatro do CIEE (Av. Dom Pedro II, 861)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Após um longo período de quarentena com a patroa Silvia Helena, Guri de Uruguaiana apresenta um espetáculo renovado com causos inéditos sobre a quarentena do gaúcho mais querido do Rio Grande e sobre o desenvolvimento da vacina BAGUALOVAC, além de novas paródias do Canto Alegretense e da participação especial do ajudante de Galpão Licurgo, o gaúcho Emo.
Ficha Técnica:
Autor e Direção: Jair Claudio Kobe
Elenco: Jair Kobe como Guri de Uruguaiana e Vitor Leal como Licurgo o Gaúcho Emo
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Duda Brack e Ney Matogrosso – Show “Na pista com quem interessa”
Datas: 08 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Farol Santander (Rua 7 de Setembro, 1028)
Gênero: Drama
Sinopse:
Ao lado de sua banda (formada por Larissa Conforto na bateria, Fabio Sá no baixo e Diego Polini na guitarra) e de uma orquestra de botões (spd, mpc, beats e programações), a cantora – que também toca guitarra em algumas músicas – se lança, de corpo e alma, em um show POP, vibrante e dançante, que contagia a plateia com seus arranjos e propõe no seu discurso um acerto de contas que incendeia – com muita leveza, ironia e majestade – importantes questões sócio-políticas, como patriarcado, neo colonialismo e a exploração do meio-ambiente presentes também em toda a obra de Ney Matogrosso.
No setlist estão presentes boa parte das canções que integram Caco de Vidro (segundo álbum solo da cantora), canções de É (primeiro álbum solo), que ganham novos contornos, se valendo de elementos do funk carioca, da música latina e do hip hop 2000. Duda também traz versões muito autênticas de artistas como Rosalía, Baianasystem, Pabllo Vittar e Destiny’s Child, e interpreta, ao lado de Ney Matogrosso, canções emblemáticas de sua carreira como Sangue Latino, Balada do Louco, Bandido, entre outras. Sempre conectadas ao seu repertório autoral em uma linha de costura
Ficha Técnica:
Autor: diversos
Direção: Direção: Duda Brack e Noo Studio ( @noo_studio) fabio
Elenco: Duda Brack, Ney Matogrosso, Larissa Conforto, Diego Polini e Fabio Sá.
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
*Atração não está contemplada com a Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal
Suíte Tom Jobim – Expresso 25 (foto de capa | Crédito: Daisson Flach)
Data: 08 e 09 de fevereiro (quarta e quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Centro Cultural 25 de Julho (Rua Germano Petersen Júnior, 25)
Gênero: Show de Música
Sinopse:
Suíte Tom Jobim apresenta dezenove composições do Maestro Soberano, com arranjos especiais do maestro Pablo Trindade-Roballo para as 38 vozes do Expresso 25 e quatro peças instrumentais. Completam o espetáculo o maestro Pablo no piano, Everson Vargas no contrabaixo, Ricardo Arenhaldt na bateria, Federico Trindade na percussão, Rubens Baggio no violão e Eduardo Linn na marimba. A direção cênica é de Deborah Finocchiaro e o figurino de Antônio Rabadan. “Águas de março”, “Chovendo na roseira”, “Wave”, “Corcovado” e “Chega de saudade” são um exemplo desta viagem pelo repertório de Tom Jobim
Ficha Técnica:
Autor: Tom Jobim – Arranjos de Pablo Trindade
Direção: Pablo Trindade, com direção cênica de Deborah Finocchiaro
Elenco: o maestro Pablo no piano, Everson Vargas no contrabaixo, Ricardo Arenhaldt na bateria, Federico Trindade na percussão, Rubens Baggio no violão e Eduardo Linn na marimba
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Alegria Feitoria – Maikinho Pereira
Data: 09 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Bruna é uma personagem criada por Maikinho Pereira, que faz uma sátira dos ex-participantes do Big Brother Brasil e muito mais. Com uma personalidade caótica, Bruna faz piadas sobre situações do trabalho e suas empreitadas como coach de candidatos para entrar no BBB. No momento, Alegria Feitoria está em cartaz nos diversos clubes de comédia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Ficha Técnica:
Autor, direção e elenco: Maikinho Pereira
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Aos 60
Data: 09 de fevereiro
Horário: 20 horas
Local: Teatro do SESC Canoas (Av. Guilherme Shell , 5340)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Aos 60 é uma “palestra” de 60 minutos com a atriz e comediante Angela Dippe, que tem 60 anos, 1,60m, 60 kg e nascida nos anos 60. É um relato irreverente e divertido sobre a vida hormonal de uma mulher da puberdade à menopausa e também um debate sobre o feminino tão distorcido pela cultura patriarcal dominante.
Ficha Técnica:
Autor, Direção e Elenco: Angela Dippe
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Jonathan Ferr encontra KIAI
Datas: 09 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Instituto Ling – Salão de Eventos (Rua João Caetano, 440)
Gênero: Show de Música
Sinopse:
O Porto Verão Alegre apresenta um encontro inédito no Instituto Ling: o celebrado pianista carioca, Jonathan Ferr (release de apresentação) em um processo sonoro-alquímico, irá recriar junto do trio de jazz gaúcho, KIAI, temas de ambos os repertórios. Tudo isso somado a uma atmosfera imersiva com projeções do artista visual, Raphael de Luca.
KIAI é um grupo de música instrumental oriundo da cidade de Rio Grande (RS), formado no ano de 2014 pelos instrumentistas: Marcelo Vaz no teclado/piano, Dionísio Souza no baixo elétrico/violão e Lucas Fê na bateria, contando também com Zazá Soares na guitarra/baixo até a gravação do álbum Além em 2017. Os integrantes já realizaram diversos trabalhos juntos em diferentes situações musicais na cidade e destacava-se cada vez mais a afinidade musical existente entre os músicos, gerando ainda mais convivência e interação, impulsionando o surgimento do grupo, em 2014, como um laboratório de estudos para praticar temas musicais de comum interesse, possibilitando na junção o desenvolvimento mais específico das características de cada um em seu instrumento. Logo a possibilidade de executar composições autorais e arranjos mais elaborados de temas selecionados pelo grupo surgiram, mostrando um horizonte de muita criação espontânea e o uso da música como linguagem, sendo definidores de uma identidade musical do KIAI que pode ser percebida nos álbuns “Além” (2018), “Costuras que me bordam marcas na pele” com Paola Kirst (2018) e “JazzKilla” com o rapper Zudizilla (2019), KIAI II (2020), “Costuras ao vivo”(2020), “KIAI – Ao Vivo na Pedra Redonda” (2021). Entre os principais objetivos do grupo, destaca-se proporcionar situações em que diferentes públicos tenham contato com a música instrumental, visando a possibilidade de levá-la aos mais variados locais.
Ficha Técnica:
Autor: Jonathan Ferr e KIAI
Direção:conjunta
Elenco: Jonathan Ferr e KIAI
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
As Malcriadas Senhoras
Data: 09 e 10 de fevereiro (quinta e sexta-feira)
Horário: 20h30
Local: Teatro Carlos Carvalho, no 2º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736)
Gênero: Comédia
Sinopse:
As Malcriadas Senhoras coloca em cena duas anciãs – Marivone e Diva Gina – que se encontram num café na cidade de Brasília depois de muitos anos para um acerto de contas de uma relação amorosa mal resolvida. A suposta rivalidade entre as duas teve início quando ainda eram jovens. Na época, o que parecia ser uma paixão pelo mesmo homem na verdade não passava de uma articulação por parte de Marivone para evitar que a prima se casasse com um homem que estava a serviço de um forte esquema de perseguição ao socialismo. Com isso, a comédia traz, como pano de fundo, parte da história política brasileira para narrar uma fábula que teria tudo para ser trágica, mas que se transforma numa grande comédia.
Ficha Técnica:
Autor: Pedro Delgado
Direção: João Pedro Gil e Pedro Delgado
Elenco: Carlos Paixão e Pedro Delgado
Trilha sonora (ao vivo): Renan Santos
Luz: Leandro Gass
Duração: 65 minutos
Classificação: 14 anos
Jards Macalé
Atração que não está contemplada com a Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal
Datas: 10 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 21 horas
Local: Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311)
Gênero: Show de Música
Sinopse:
Muitos adjetivos se repetem quando falamos de Jards Macalé: moderno, irreverente, inquieto, transgressor. O fato é que ele é um dos artistas mais genuínos da música brasileira. Não é por acaso, que as novas gerações procuram nele um exemplo de independência e originalidade. Neste show de voz, violão e percussão, especialmente criado para o Porto Verão Alegre 2023, Jards sobe ao palco acompanhado da percussionista Victória dos Santos e apresenta a expressão exata de sua atualidade provocadora. No repertório, seus clássicos de 50 anos de carreira e músicas do incensado álbum Besta Fera – indicado ao Grammy Latino 2019 como “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”.
Ficha Técnica:
Autor: Jards Macalé
Direção: –
Elenco: Jards Macalé e Victória dos Santos (percurssão)
Duração: 80 minutos
Classificação: Livre
Juno: uma aventura imaginária (Infantil)
Datas: 10 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 16 horas
Local: SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340, Centro de Canoas)
Gênero: Infantil
Sinopse:
Para ser protegido de uma maldição, Junho Frank é enclausurado em seu próprio castelo. Sem contato com outras crianças, ele inventa suas próprias histórias e passa horas lendo livros. No entanto, quando o seu tio Cosme retorna de uma viagem com um livro misterioso, sua prisão transforma-se em uma grande e divertida aventura em busca de suas próprias origens.
Ficha Técnica:
Autor e Direção: Thiago Silva
Elenco: Jardel Rocha, Roger Santos, Alessandra Bier, Pâmela Bratz, Hayline Vitória, Danuta Zaguetto, Leonardo Steffanello
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

MegaBeth/MacBeat – Remixando Shakespeare
Data: 10 e 11 de fevereiro (sexta e sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665)
Gênero: Musical
Sinopse:
Partindo de um processo de pesquisa que aborda as relações não subordinadas entre as artes, o grupo explora a técnica de sample e reinventa o clássico shakespeariano de um modo que você (provavelmente) ainda não viu. Nele, o justo é sujo, o bem é o mal e o honesto é repugnante. Venha nos indignarmos em conjunto e cantarmos karaokê!
Ficha Técnica:
Autor: William Shakespeare
Direção: Chico Machado e Ricardo Zigomático
Elenco: Alana Gomes, Chico Machado, Gabe Godinho, Julia Cabarov e Ricardo Zigomático
Adaptação Dramatúrgica: Chico Machado
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos
A Partilha
Data: 10, 11 e 12 de fevereiro (sexta, sábado e domingo)
Horário: 20 horas
Local: Teatro Bruno Kiefer, no 6º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Quatro irmãs precisam fazer a partilha dos bens da mãe, só que elas são completamente diferentes umas das outras. A partilha é um dos maiores clássicos da comédia brasileira, onde as diferenças, o veneno e o bafão pegam solto nessa montagem escrita nos anos 90 por Miguel Falabella e que estreia nos pampas nesta montagem
Ficha Técnica:
Autor:Autor: Miguel Falabella
Direção: Marcos Kligman
Elenco: Amanda Di Oliveira, Giordana Dalpizzol, Luiza Quinteiro e Maria Fernanda Costa
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos
Memória Musical Especial Bob Dylan
Data: 10, 11 e 12 de fevereiro (sexta-feira, sábado e domingo)
Horário: 20h
Local: Casa de Espetáculos (Rua Visconde do Rio Branco, 691)
Gênero: Musical
Uma contação de histórias, recheada de música ou um show musical recheado de histórias? Acontecimentos da vida de Bob Dylan , suas escolhas e precursionismo, se misturam e movem a memória da música mundial. A banda do Especial Bob Dylan: Luciano Alves, Jeffy Ferreira e Marcelo Masina – celebra doze anos do projeto na estrada, nessa edição comemorativa! Um show/documentário, com as presenças do jornalista, guitarrista e compositor Jimi Joe e do músico e compositor Oly Jr., além da atriz Juçara Gaspar, contando as histórias míticas do poeta do rock. Além de desbravar episódios biográficos do bardo, revivem canções de quase todas as fases deste ícone da contracultura. No repertório, além de emblemáticas criações da variada produção dylanesca, haverá também versões escritas por Jimi Joe, Oly Jr. e Luciano Alves.
Ficha Técnica:
Elenco: Luciano Alves, Jimi Joe, Oly Jr. , Marcelo Scherer, Jeffy Ferreira
Outros:
Seleção de textos e performance: Juçara Gaspar
Criação e operação de luz: Vinícius Lopes Roadie: Thomas Dreher
Técnica e operação de som: Luciano Garofalo
Produção: A Cia Dramática
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
Velha D+
Datas: 10, 11 e 12 de fevereiro (sexta, sábado e domingo)
Horário: 20 horas
Local: CHC Santa Casa (Av. Independência, 75)
Gênero: Drama
Sinopse:
“Velha D+” é um monólogo com a atriz Fera Carvalho Leite a partir do texto original de Bob Bahlis e de inspirações em Clarissa Pinkola Estés (Ciranda das Mulheres Sábias), Naomi Wolf (O Mito da Beleza), Anne Kaupf (Como Envelhecer), Miriam Goldenberg (A Invenção de Uma Bela Velhice), Epícuro e Madonna, a peça trata de questões relacionadas ao preconceito de idade, a vida profissional x maternidade e tantas outras pressões que as mulheres sofrem ao amadurecer numa sociedade machista e idadista.
Ficha Técnica:
Autor: Bob Bahlis e Fera Carvalho Leite
Direção: Bob Bahlis
Elenco: Fera Carvalho Leite
Duração: 75 minutos
Classificação: 12 anos
Terapia de casal, uma comédia em crise
Data: 11 de fevereiro (sábado)
Horário: 20 horas
Local: Teatro do SESC Canoas (Av. Guilherme Shell , 5340)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Conta a história de Alice e Marcos, um jovem casal que se conhece nos anos noventa e que depois de uma década de relacionamento – com alguns conflitos, crises e muitas risadas – se vê diante de um terapeuta numa sessão de terapia de casal. Os dois revivem e compartilham com o público a dor e a delícia de um casamento. A linha do tempo de Alice e Marcos vai sendo desvendada com situações divertidas, mas repletas do mundo real, onde os medos, as inseguranças, as crises, os choros e as alegrias fazem parte do cardápio. O público faz as vezes do terapeuta que, atento a tudo, acompanha a história dos dois, se diverte, se identifica, se emociona e, como já era de se esperar, torce por um final feliz!
Ficha Técnica:
Autor: Juliana Barros
Direção: Juliana Barros e Fernando Ochôa
Elenco: Letícia Kleemann e João Petrillo
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos
Sarau Bukowski
Data: 11 e 12 de fevereiro (sábado e domingo)
Horário: 20 horas
Local: Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835)
Gênero: Comédia
Sinopse:
O Sarau Bukowski reúne poesia e cenas teatrais baseado em textos do escritor norte-americanos Charles Bukowski. Traz a encenação de amores e experiências vividas pelo autor, bem como depoimentos sobre sua biografia. Com roteiro, direção e atuação de Roberto Oliveira, com a presença da atriz Elisa Heidrich e outros convidados, o Sarau Bukowski vem se apresentando desde 2019 em teatros da capital e do interior, bem como no Canal do Depósito de Teatro no YouTube.
Ficha Técnica:
Autor e Direção: Roberto Oliveira
Elenco: Roberto Oliveira e Elisa Heidrich
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos
Sobrevida
Data: 11 e 12 de fevereiro (sábado e domingo)
Horário: 20h30
Local: Teatro Carlos Carvalho, no 2º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Ao revelar seu diagnóstico positivo para HIV, a personagem nos conduz por um passeio através de suas memórias e medos. Nesse trajeto, revive o conflito de compartilhar sua situação de risco com amigos, família e paixões. “Sobrevida” mostra como, o que até então era uma sentença de morte, se transforma em uma forma de confrontar o estigma de uma vida soropositiva. “A vida precisa nascer!”
Ficha Técnica:
Autor: Jaques Machado
Direção: Jaques Machado
Elenco: Xandre Martinelli e Lincoln Camargo
Desenho de movimento: Angela Spiazzi
Fotos: Alessandro Quevedo
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
PQ Casamos?!
Data: 11 e 12 de fevereiro (sábado e domingo)
Horário: 21 horas
Local: Teatro CIEE (Av. Dom Pedro II, 861)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Durante uma narrativa bem humorada que mistura ficção e realidade, um casal que está há mais de 30 anos juntos descobre que compatibilidade é um conceito muito pessoal. Com o desenrolar do espetáculo, emoções e situações hilárias se alternam para que eles descubram, com o público, se em se tratando de relacionamentos amorosos o que muda é realmente só o endereço.
Ficha Técnica:
Autor: Vitório Beretta
Direção: Néstor Monasterio
Elenco: Rogério Beretta e Suzi Martinez
Duração: 80 minutos
Classificação: 12 anos
Vanessa Moreno “Show Sentido”
Data: 12 de fevereiro (domingo)
Horário: 20 horas
Local: Farol Santander – Átrio (Rua 7 de Setembro, 1028)
Gênero: Show de Música
Sinopse:
“Cantora, que compõe com refinamento, tem som e ritmo, exala brasilidade e é a expressão musical dos novos tempos”, assim definiu o jornalista e crítico musical Augusto Diniz, da Revista Carta Capital, a intérprete e compositora Vanessa Moreno. Vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira em 2017 e 2018 na categoria ‘Cantora’, e em 2021 como ‘Cantora’ e também ‘Autora’, Vanessa se destaca como uma das maiores revelações musicais no Brasil.
Durante a pandemia, Vanessa passou a fazer vídeos em duo com artistas e apresentações virtuais extraindo sons de objetos cotidianos, destacando-se e ganhando alcance nas redes sociais. Com o isolamento social, a cantora se reaproximou do instrumento que a levou para a música, o violão e lançou seu disco solo Sentido, que ficou entre os quatro mais ouvidos no Japão, em dezembro de 2021.
Ficha Técnica:
Elenco: Vanessa Moreno (Solo – voz e violão)
Operado de som: Adonias Jr
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
Gratiluz com Drª Rosângela “Sessão Comemorativa”
Data: 12 de fevereiro
Horário: 2 sessões, às 19 horas e às 21 horas
Local: Teatro do CIEE (Av. Dom Pedro II, 861)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Drª Rosângela é uma personagem criada por Índio Behn com o intuito de fazer uma homenagem e uma sátira aos terapeutas, veganos e praticantes de Yoga. Com essa grande mistura nasceu o show de comédia Gratiluz, onde a Drª Rosângela faz piadas com diversas situações do cotidiano de um terapeuta, bem como canta paródias com acompanhamento de um ukelele, o qual é tocado pelo próprio artista.
Ao longo de 2022, Gratiluz passou por diversos teatros e clubes de comédia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Goiás.
Ficha Técnica:
Autor, Direção e Elenco: Índio Behm
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos