Na sexta-feira (3) um emocionante concerto marcou a abertura do IX Gramado in Concert confirmando a primeira prova de seu legado na democratização do acesso à música erudita. Com o auditório do Expogramado lotado, a Orquestra Sinfônica de Gramado foi regida pelo gramadense Leandro Libardi Serafim, que é também diretor do evento ao lado de Allan John Lino. Em formato inovador, o maestro gramadense conduziu a Orquestra de Gramado com entusiasmo e leveza que encantaram o público. Ao final, os músicos foram aplaudidos em pé.
Em busca da democratização do acesso à música erudita, o evento terá, até sábado (11), mais de 45 concertos, recitais e formações de público. Além de grandes concertos no Expogramado, o festival leva grupos para hotéis, praças e igrejas. O evento reúne 350 alunos de nove países e 20 Estados brasileiros. Toda a programação é gratuita.
Em breve solenidade, a abertura foi marcada por discursos de valorização da cultura e da arte. O diretor do IX Gramado in Concert, Leandro Serafim, destaca que a programação é inteiramente gratuita para a comunidade e os turistas. “O evento cumpre seu papel de democratização da música de qualidade. Chegamos a nona edição planejando a décima”, afirma Serafim.
Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a abertura da nona edição é extremamente feliz para a cultura nacional. Após dois anos com programações parciais, o festival volta a promover o Concurso de Composição e o Concurso Jovens Solistas. Rosa enfatiza que o evento é um espaço não apenas de qualificação, mas de criação musical. “Nós, que gostamos da arte e da cultura, entendemos que o Gramado in Concert promove total democratização da música”, frisa Rosa Helena.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destaca que a cidade respira e valoriza a cultura. “Respiramos cultura diariamente. Junto com o turismo, a cultura fez de Gramado um dos destinos mais desejados do nosso Brasil. O Gramado in Concert vem para abrilhantar tudo isso, provocando que muitos talentos sejam aflorados”, destaca Tissot.




Fanfarra
Após os discursos, a Orquestra Sinfônica de Gramado brilhou sob a regência de Serafim. O concerto de abertura marcou a estreia da obra “Fanfarra Gramado in Concert”. Composta por Dimitri Cervo, a música abriu a programação do concerto. Após a obra impactar o público, Serafim anunciou que a composição foi doada para Gramado e passa a ser o tema do evento. O trabalho foi entregue pelo compositor para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk. O concerto também contou com obras de compositores como Ludwig van Beethoven, Alberto Nepomuceno e Howard Shore. O concerto teve participação dos solistas Daniel Castilhos, Daniel Wolff e da norte-americana Nicole Esposito.
Da banda marcial à regência
Leandro Libardi Serafim começou sua trajetória na música na Banda Marcial da Escola Municipal Senador Salgado Filho, que fica no bairro Piratini, em Gramado. O gosto pela música despertado no colégio levou Serafim a buscar qualificação. Concluiu o curso técnico em Música com Habilitação em Trompete pela EST, de São Leopoldo. Com dedicação, alcançou a licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também é mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Educação, no Eixo de Música, pela Universidade Federal do Ceará e em Música na Université Laval, no Canadá.
Atualmente, é professor de sopros/metais da Universidade Federal do Ceará (UFC), maestro da Orquestra Sinfônica da UFC e da Banda Sinfônica da UFC, professor do Curso de Licenciatura em Música EAD da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, maestro membro da Federação Eurochestries, pesquisador membro do grupo Pesquisamus.
Trio argentino emociona em lar de idosos
Após quase três anos de restrições por conta da pandemia de covid-19, o Lar de Idoso Maria de Nazaré abriu suas portas, na tarde de sábado (4), para um concerto itinerante com o Trio de Câmara Ridzevski-Sivila-Sánchez, de Vega, Argentina. O trio é formado por piano, clarinete e clarinete baixo. Todos os cuidados foram tomados pela organização para preservar a saúde das 18 idosas abrigadas no lar, como a ida de um grupo reduzido de músicos e a limitação da equipe.
Conforme a coordenadora geral do Lar de Idosos Maria de Nazaré, Regina Maria de Mello Moretti, as apresentações musicais estão entre as atividades preferidas das vovós. “Foram três anos de pandemia que não tivemos mais nada. É a primeira apresentação após o começo da Covid-19. Elas gostam muito de escutar música. A música acalma os corações. Só temos a agradecer”, afirma Regina.
O Lar Maria de Nazaré foi fundado em 2012 pela gramadense Lacy Bertoja. Com o objetivo de promover a qualidade de vida de idosas, a casa lar abriga mulheres, acima de 60 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social. “Somos uma entidade filantrópica. Nos mantemos com doações e com auxílio da Prefeitura. Temos uma equipe de 18 funcionárias entre cuidadoras, limpeza, lavanderia e cozinha”, resume a coordenadora.



O IX Gramado in Concert tem copatrocínio da Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. Apoio institucional: Eurochestries. Hotel oficial: Laghetto Hotéis. Transporte oficial: Turistur Turismo. Colaboração: Vita Boulevard e Adylnet. Agente cultural: AM Produções. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado, com realização da Gramadotur, Funarte – Prêmio Funarte Festivais de Música 2022 e Ministério da Cultura Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
*Fotos: Rafael Cavalli