Reunião dá início aos trabalhos de mapeamento do Museu Municipal e do Arquivo Histórico de Taquara

Nesta terça-feira (31), foi realizada uma reunião para dar início ao processo de organização das peças do acervo do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann, de Taquara. O objetivo do encontro foi para tratar do desenvolvimento do projeto de museologia para a exposição de longa duração que contará o processo de restauro da Casa Vidal. Tanto o museu quanto o arquivo histórico do Município estarão localizados dentro do prédio histórico que está sendo revitalizado.

Para este trabalho, foi contratada uma equipe de profissionais que vão avaliar o valor histórico das peças, e pensá-las de acordo com o espaço disponível na nova casa. O grupo de trabalho de museologia será composto pela coordenadora do projeto, Daniela Schmitt, pela historiadora Alice Jungblut Braun, pela museóloga Daniela Amaral, pela arquiteta Daniela Corso, e pela arquivista Andrea Fontoura. Representando a Prefeitura de Taquara, participaram o diretor de Cultura, Rafael Tourinho, o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, e o professor Laureci Mayca, além dos representantes da equipe de restauro da Casa Vidal, como a gestora cultural Cristina Schneider, o engenheiro Paulo da Luz e a arquiteta Leila Schaedler.

Parceria com o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott

Rafael conta que, a partir do encontro, a equipe contratada trabalhará junto com os profissionais que já atuam no Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, auxiliando no processo de organização e catalogação das peças do acervo, de forma a compor as futuras exposições. “Essa é uma etapa muito importante para a criação do nosso futuro Centro de Cultura. Com a chegada da equipe, conseguiremos qualificar ainda mais o acervo do Museu Histórico, além de organizar materiais do Arquivo Municipal que ainda carecem de catalogação. É um resgate do patrimônio municipal, mas, principalmente, da identidade de Taquara”, ressalta.

O diretor também lembra da importância do acervo existente no museu para a população de Taquara. “Esse espaço é dos taquarenses e para os taquarenses. Assim que o trabalho estiver concluído, a população terá um espaço qualificado para se reaproximar de sua própria história”, completa.

Inauguração da segunda etapa da Casa Vidal será em março

Também no encontro foi confirmada a data da inauguração da segunda etapa do restauro da Casa Vidal. Será no dia 17 de março, às 10h. Esta etapa foi aprovada em 2021 pelo programa Pró-Cultura/RS, com o início das obras em maio de 2022. “Estamos muito felizes que o processo de restauração da Casa Vidal está em estágio avançado. Este local tem uma importância histórica imensa para o nosso Município, e será um espaço multicultural para atender a toda a população da nossa cidade”, frisa a prefeita Sirlei Silveira.

A segunda etapa do restauro da Casa Vidal é promovida através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), realizado pela Associação Natal Mágico de Taquara com o apoio da Prefeitura, sendo desenvolvido pela Patrimonium Gestão e Produção Cultural e Forma Arquitetura, executado pela Arquium Construções e Restauro Ltda. A etapa conta com o patrocínio das empresas Embrasa, RDois, Bibi, FH Comassetto Materiais de Construção e FlyByte Comunicação.

Os trabalhos de restauro da Casa Vidal podem ser acompanhados pelas redes sociais, através do Instagram @restaurocasavidal e da página do Facebook.

*Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s