Dia do Orador: especialista dá dicas para melhorar as habilidades de comunicação

No dia 27 de janeiro é celebrado o Dia do Orador. O orador é responsável por externalizar o pensamento de um grupo através da sua voz, de maneira clara, objetiva e que cative a atenção do público para compreenderem a mensagem que está sendo transmitida. No mercado de trabalho, uma boa oratória não é eficiente apenas para o momento de expressar suas ideias, mas também auxilia a manter uma boa comunicação em equipe, evitando conflitos. Conforme dados levantados pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% de 300 empresas acreditam que a comunicação realizada de maneira correta no ambiente de trabalho se torna o principal motivo de sucesso em um projeto.

O orador também está presente na função de motivar, parabenizar e apresentar, entretanto, de acordo com a docente do curso de Dicção, Desinibição e Oratória do Senac Taquara, Tania Franzen, o seu principal papel é informar e influenciar para atrair a atenção dos ouvintes que estão presentes. “O pensamento emitido deve ser planejado e estruturado, consoante ao seu objetivo. Sempre é necessário buscar assertividade nas palavras. Na apresentação de um evento o orador que irá conduzir o cerimonial e o protocolo, estabelecendo uma ordem e organização fundamental para o bom andamento e êxito dele, explica.

Para quem deseja começar a desenvolver a habilidade de oratória, Tania enfatiza que é um processo realizado por uma série de técnicas que se completam e recomenda que inicie pelo controle da postura e da respiração. “Através da postura física correta podemos trabalhar nossa expressividade de modo mais ajustado, sem tantos ruídos corporais que atrapalham. Além disso, essa postura física auxilia a ajustar nossa mentalidade e organizar a linha de raciocínio, melhorando a confiança e a segurança. Já sobre a respiração, o controle diafragmático, aprimora a emissão da voz para adequar a projeção e o volume, eliminar tensões e diminuir os famosos ‘brancos’”, informa.

O profissional orador precisa ter facilidade para falar em público, algo que pode ser difícil para muitos indivíduos que possuem timidez, medos ou bloqueios. A professora esclarece que isso é uma questão de prática e que com treinamento correto, é possível perder o receio. “A facilidade de falar em público virá com o conhecimento das técnicas aliado à sua aplicação e execução que são fundamentais”, afirma.

Sobre a formação de Dicção, Desinibição e Oratória oferecida pelo Senac Taquara, a especialista destaca que a metodologia maleável é o diferencial, nela os alunos são incentivados a realmente colocarem em desempenho o conteúdo aprendido, sendo adaptável conforme o perfil e objetivo de cada turma. “Como docente procuro ter esse olhar observador, avaliativo, respeitoso e com amorosidade, conduzindo o aluno a ajustar e desenvolver suas potencialidades e não somente eliminar as dificuldades. As aulas visam ser participativas, dinâmicas e extrovertidas, para que o estudante absorva o conhecimento e possa aplicá-lo de forma tranquila e transformadora”, finaliza.

Os interessados na capacitação podem se inscrever pelo site http://www.senacrs.com.br/taquara. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3541-5370 ou pelo WhatsApp (51) 99654-7689. O Senac Taquara está localizado na rua General Frota, 2661, no bairro Centro.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s