Em Brasília, prefeito de Parobé Diego Picucha recebe troféu de 1º lugar do RS no Índice de Governança Municipal

A Administração Municipal de Parobé foi reconhecida na última sexta-feira, 4, em Brasília, com um troféu por ter alcançado o 1º lugar no Rio Grande do Sul no Índice de Governança Municipal (IGM), uma avaliação das prefeituras que é promovida pelo Conselho Federal de Administração (CFA), tendo como base o ano de 2021. O reconhecimento foi recebido pelo prefeito Diego Picucha, durante o I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados, um evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, que reuniu entre os dias 3 e 4 de novembro prefeitos de todo o Brasil.

O índice avalia critérios importantes como finanças, gestão e desempenho, considerando a capacidade de gerir os recursos públicos, investindo em áreas como saúde e educação, equilíbrio fiscal e previdenciário, meio ambiente e saneamento básico. Parobé atingiu a primeira colocação no RS na categoria que considera os municípios de 50.001 a 100.000 habitantes, com PIB Per Capita de até R$ 22.506. Ainda atingiu a 9ª colocação em todo o país, entre as 176 cidades que integram essa mesma categoria.

Segundo o prefeito de Parobé Diego Picucha, esse é motivo de muito orgulho para o município. “Esse é um mérito de um trabalho sério que vem sendo realizado por toda a nossa equipe. De muito comprometimento e de um trabalho focado e estruturado, para sempre oferecer o melhor para a nossa comunidade, cuidando do nosso município com muita responsabilidade social e administrativa. Vamos continuar trabalhando com seriedade e responsabilidade para que a nossa cidade continue sendo destaque no cenário regional e nacional, resgatando o orgulho de nossa gente de ser daqui”, destaca.

IGM

O Índice se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública e, em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

 O IGM consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: “finanças”, “gestão” e “desempenho”. O estudo foi elaborado a partir de dados oficiais e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, por meio de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s