Tributo homenageará o maestro Newton Macedo e Coro Municipal de Taquara receberá o seu nome

O professor e maestro Newton Waldemar Macedo receberá um tributo em sua homenagem no próximo dia 27 de outubro, às 20h, no Centro Educacional Indio Brasileiro César. Newton, que faleceu em julho de 2020, aos 60 anos, vítima da Covid-19, tem uma grande contribuição na música e na cultura taquarense e da região. O evento é promovido pela Administração Municipal, através da Diretoria de Cultura e prevê oficializar o nome do Coro Municipal de Taquara que passará a se chamar Coro Municipal Maestro Newton Macedo.

“Estamos há alguns meses preparando este tributo em homenagem ao maestro,  conversando com pessoas que conviveram com ele, coletando fotos, imagens, gravações e áudios que ilustram a sua trajetória no canto coral, pois desde que iniciamos o coral municipal em 2021, tínhamos a intenção de colocar o seu nome, homenagem justa a quem muito se dedicou no Município”, destaca o regente do Coro Municipal, Alex Barbosa. Barbosa explica que além do dia 27, outro momento que integra este tributo será promovido no dia 21 de maio de 2023. “Neste dia, em que é comemorado o aniversário do Newton, faremos um lindo encontro de coros reunindo pessoas que conviveram com ele”, revela.

Trajetória jamais esquecida

De suma importância ao Município e à região, a trajetória artística, cultural e educacional do maestro Newton Macedo é relembrada cotidianamente. Profissional dedicado ao canto coral, ministrou diversos grupos de crianças e adolescentes em escolas municipais e particulares de Taquara, além de representar a cidade em eventos nacionais e internacionais.

“O legado do professor Newton ficará para sempre na vida dos estudantes e de todos que chegaram a conhecê-lo. Uma pessoa incrível de um talento sem igual. É muito triste tudo o que aconteceu e nos solidarizamos muito com a família”, menciona a prefeita Sirlei Silveira.  

Newton Macedo foi maestro responsável pela criação e desenvolvimento do Grupo Vocal Contratempo, de Taquara, regendo grande parte das apresentações realizadas pelo grupo no Natal Luz de Gramado. Foi regente de corais como do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Iacs) e da Azaleia, em Parobé, e foi presidente da Associação Latino Americana de Canto Coral (ALACC).

“O maestro Newton Macedo tem uma importância fundamental em minha carreira, pois iniciei com ele o meu contato com o canto coral no Coral Azaleia, em Parobé. Depois que iniciei meus estudos acadêmicos, sempre que nos encontrávamos, perguntava como estavam os meus estudos e a atuação. Sempre com um sorriso no rosto, era sua marca registrada”, lembra Barbosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s