Melhorias tornam o parque da 33ª Oktoberfest de Igrejinha mais acessível e acolhedor para visitantes

Faltando poucas horas para o início da 33ª Oktoberfest de Igrejinha, o Parque de Eventos Almiro Grings está pronto e com muitas melhorias para receber os mais de 200 mil visitantes esperados para a festa. O evento, que acontece a partir de hoje (14) e se estende até o dia 23 de outubro, busca reunir o público para celebrar a cultura germânica através da música, gastronomia, esportes e diversas atrações. O parque que sedia a festa conta com 11 hectares, sendo 15 mil m² de área coberta, infraestrutura necessária para receber os visitantes com conforto e segurança.

Para a Oktoberfest deste ano, o parque passou por reformas para tornar ainda mais especial a experiência dos visitantes. Uma das restaurações mais importantes foi para tornar o espaço mais acessível a todos os públicos da festa. ”Restauramos o asfalto do pórtico de entrada da Oktober, além de aumentarmos o número de banheiros para PNE (Pessoas com Necessidades Especiais) em diferentes espaços do parque”, observou Daniel Wilbert, diretor de infraestrutura e patrimônio da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest). Além disso, a organização do evento revitalizou e criou novas rampas de acessibilidade no parque.

Outra parte importante do parque é a Vila Germânica, ambiente que reproduz uma autêntica comunidade alemã. A arquitetura em estilo enxaimel, a ambientação e a decoração dos espaços levam o visitante a sentir como se estivesse em outro país. Durante os dois anos sem a festa em razão da pandemia, o espaço foi revitalizado:  troca dos telhados, pintura das casas, jardinagem, reorganização dos ambientes internos e melhorias na iluminação. “O período sem a festa fez com que a gente valorizasse ainda mais esse espaço. Pela primeira vez, teremos patrocinadores e uma pequena cerimônia de abertura”, disse Liége Brusius, diretora cultural da AMIFEST. A Vila Germânica também conta com um novo projeto para exposição, com incrementos de marcenaria para valorizar os trajes e QR codes com apresentação do que está exposto. Além disso, o espaço também busca homenagear as mulheres que foram soberanas nos 33 anos de festa: “é lindo olhar para este espaço que foi pensado para as mulheres igrejinhenses que fizeram a história da festa, levando a simpatia, a beleza e a hospitalidade da nossa terra”, completou Liége.

Dentre os espaços reformados também está o Bier Platz, um dos restaurantes típicos da festa. Por uma necessidade de ampliação de espaço, a organização buscou recursos federais para realizar uma obra de ampliação na cozinha e nos banheiros. “Já com recursos da Amifest, foram ampliados o deck, o pergolado e toda a parte do bar, duplicando o espaço de acomodação”, disse Tiago Petry, presidente da associação. Além do Bier Platz, o Bierecke, espaço que antes não era utilizado, agora foi revitalizado em uma parceria da Amifest com um dos patrocinadores do evento. “Criamos um novo espaço: pintamos, acrescentamos mesas, paletes e bancos para que os visitantes possam descansar enquanto bebem um chope gelado”, acrescentou Petry.

Uma das grandes atrações da festa é o chope e, desta forma, as tubulações por onde a bebida passa necessitam de atenção e também foram revitalizadas. Alguns meses antes da festa são feitos testes de pressão e se inicia o processo de limpeza e higienização, onde verifica-se possíveis vazamentos e peças defeituosas. “Nossa tubulação é feita de aço inox e dias antes da festa se faz todo o processo de sanitização novamente. Depois, enviamos amostras da água destes tubos para análise em laboratório para confirmar a qualidade”, relatou Egon Wallauer, diretor de abastecimento da Amifest. Os visitantes da festa são servidos por mais de 300 chopeiras, que são distribuídas por todo o parque. A bebida, que sai direto dos caminhões, percorre uma tubulação especialmente construída para isso até chegar gelada aos visitantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s