Beatles, Led Zeppelin e Elvis Presley estão no repertório do novo espetáculo da OSPA, “Rock Sinfônico”

Deep Purple, Led Zeppelin, David Bowie, The Beatles, Guns N’ Roses. No dia 24 de setembro, esses grandes nomes do rock poderão ser ouvidos em um contexto incomum: na Sala de Concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O novo espetáculo “Rock Sinfônico” unirá os músicos da orquestra a cantores de renome da cena do rock porto-alegrense, como Frank Jorge. A apresentação, que tem regência do diretor artístico e maestro Evandro Matté, inicia às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os ingressos já podem ser adquiridos pelo sympla.com.br

O concerto é a oportunidade ideal para ouvir alguns dos maiores sucessos do rock, com roupagem sinfônica, sonorização, iluminação e banda. O repertório começa com o grupo que revolucionou o gênero musical, nos anos 1960. Os maiores sucessos dos Beatles estão presentes num medley, que tem o reforço de cantores solistas. A abertura conta tanto com as vozes de Camila Orsatto quanto de Pedro Verissimo, neto do famoso escritor que um dia perpetuou a OSPA em sua fala: ‘‘Eu venho de uma cidade que tem uma orquestra sinfônica.’’ 

‘‘Cantar com orquestra sempre é uma sensação incrível, tanto na cabeça quanto no corpo – porque mesmo fisicamente o som te cerca no palco de uma maneira diferente’’, revela Verissimo, que fará sua estreia com a OSPA. ‘‘Consegue ser uma experiência grandiosa e íntima ao mesmo tempo. Fora que, entre outras, vou tocar um David Bowie e um Prince! No meu panteão particular, não tem ninguém acima desses dois’’, complementa.

Além dos grandes nomes do rock internacional, a programação também dá espaço à música produzida no Brasil, especialmente os nomes que brilharam sobre os palcos na segunda metade do século XX. Canções de Legião Urbana, Raul Seixas e até mesmo Graforréia Xilarmônica, na presença de Frank Jorge, estão confirmadas. ‘‘Nosso objetivo com este espetáculo é diversificar a programação, com o intuito de atender todos os públicos e entrar em contato, cada vez mais, com toda a nossa comunidade’’, revela o maestro do espetáculo, Evandro Matté.

Maestro Evandro Matté

As vozes de outros grandes músicos da cena porto-alegrense, como Andréa Cavalheiro e Panta, complementam as de cerca de 70 integrantes do Coro Sinfônico da OSPA, que têm participação de destaque no espetáculo. Os coristas interpretam clássicos como “November Rain” de Guns N’ Roses, além de “Bohemian Rhapsody” e “Barcelona”, ambas imortalizadas pelo timbre de Freddie Mercury. A roupagem orquestral e coral acompanha a presença de uma banda com guitarra, baixo elétrico, piano e bateria. ‘‘A união do rock com a sonoridade sinfônica foi iniciativa bem sucedida de muitos grupos de rock. Neste concerto teremos a oportunidade de ouvir arranjos com coro, banda e orquestra, algo que, com certeza, será uma experiência única’’, revela o regente titular do coro, Manfredo Schmiedt.

Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

*Foto de capa: Maurício Paz | Foto do maestro: Leandro Rodrigues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s