Comitiva da Oktoberfest de Igrejinha visita entidades e participa de evento com empresários na capital

Faltando menos de 30 dias para a 33ª Oktoberfest de Igrejinha, a divulgação da festa se intensifica. Na quarta-feira (14), a comitiva da Oktober cumpriu agenda em Porto Alegre, levando a alegria e cultura da festa para três locais diferentes: o Consulado Geral da Alemanha; o evento “Tá na Mesa” promovido pela Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul; e a Sedac/RS (Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul). A Oktober de Igrejinha acontecerá de 14 a 23 de outubro.

A manhã da comitiva na capital gaúcha iniciou com a visita ao Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre. Na ocasião, o grupo foi recebido pelo Cônsul-geral do país na cidade, Dr. Milan Andreas Simandl, que foi convidado a prestigiar a abertura da festa. Durante a conversa, foram abordados temas relacionados à valorização da cultura germânica, um dos propósitos da Oktoberfest de Igrejinha.

Na sequência, a comitiva acompanhou a reunião-almoço “Tá na Mesa”, promovida pela Federasul. Desde 2015, a Oktober de Igrejinha participa do espaço “Vitrine” do evento, com o objetivo de apresentar a festa e estreitar o relacionamento com o empresariado gaúcho. “A Oktoberfest de Igrejinha é a maior festa comunitária do Brasil e conta com mais de 3 mil voluntários que se doam e fazem a festa acontecer, de forma totalmente gratuita. Todo o resultado da Oktober volta para a cidade e região, beneficiando instituições, como APAE, Bombeiros, Hospital. Em 2019, foi repassado R$ 3 milhões em prol da comunidade”, relatou o presidente da Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), Tiago Petry. Ao final, os presentes foram contagiados pela energia da festa com a exibição de um vídeo institucional.

Para finalizar o dia, a comitiva realizou uma visita à Sedac/RS, onde foi recebida pela Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo. Além de entregar o convite para a solenidade de abertura da festa, o encontro teve como pauta a importância de eventos como a Oktober e das leis de incentivo à cultura. “O Kerb das Soberanas que elege a corte é realizado por conta de leis de incentivo, por exemplo. Caso contrário, não poderia acontecer neste formato”, detalhou o presidente Petry.

Na oportunidade, a secretária também comentou sobre a importância de prestigiar eventos em municípios que valorizam a cultura, como a imigração alemã. “Eventos como a Oktober de Igrejinha são muito importantes para a economia e turismo dos municípios”, destacou Beatriz. O presidente Petry, por sua vez, falou um pouco mais sobre o perfil da festa. “Buscamos a transparência na apresentação dos resultados e temos a cobrança da população pelo sucesso e resultado da festa, já que a arrecadação volta para a comunidade. No final, o que fica para nós são as amizades que fazemos através do voluntariado e a satisfação em fazer bem para outras pessoas”, explicou.

Nas visitas pela capital, a comitiva foi composta pelo casal presidente da Amifest, Tiago e Cheila Petry; pelo casal vice-presidente, Marcelo e Ana Paula Kunst; pelo membro da Comissão de Relações Institucionais, Douglas Márcio Kaiser; e pelas soberanas desta edição da festa: Rainha Raíssa Mirella Schäfer e as Princesas Thaís Chaiane Volz Wiebling e Lara Luísa Kunst.

*Fotos: Juliano Arnold

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s