Abertura oficial do 14º Festejos Farroupilhas do Paranhana contou com homenagens em Taquara

Emoção é a palavra que traduz a abertura oficial do 14º Festejos Farroupilhas do Paranhana “A Tradição que nos une”, realizada na sexta-feira (9), no Parque Anibaldo Renck, na Sede Campestre do CTG O Fogão Gaúcho, em Taquara. Uma homenagem póstuma, destacou todo trabalho desenvolvido pelo tradicionalista José Roberto Fischborn em prol dos Festejos durante as treze edições passadas. A esposa Edna e os filhos Bruna e Junior receberam com muita comoção a homenagem e acenderam a pira abrindo oficialmente o evento junto da prefeita Sirlei Silveira, do presidente da Associação dos Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, Juliano Barbosa e demais autoridades.

“Agradecemos imensamente à família Fischborn pela presença. Reconhecemos todo o trabalho desenvolvido pelo Zé Roberto que ajudou a propagar a cultura gaúcha por onde passou durante a sua estada terrena, e a vocês que junto dele foram responsáveis em dar forma ao evento desde a sua primeira edição, resultando num dos principais eventos tradicionalistas do Estado do Rio Grande do Sul”, foi a menção destacada durante a homenagem assistida pelos presentes.

Elton Saldanha também foi homenageado e recebeu o título de padrinho do evento. “Para mim é uma emoção muito grande ter essa recepção em Taquara, uma cidade que tem o meu respeito e a minha admiração. Estou imensamente grato e muito emocionado”, revelou Elton. Cantor, compositor, jornalista, Elton Saldanha se apresentou nas últimas nove edições dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, completando este ano sua décima participação no evento. 

O 14º Festejos Farroupilhas do Paranhana tem a organização da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana; apoio da Prefeitura Municipal de Taquara, Câmara Municipal de Vereadores e Faculdades Integradas de Taquara – Faccat; patrocínio de Colorgraf Gráfica e Editora, Openfield Calçadista e FH Comassetto e financiamento do Pró-Cultura/RS – Lei de Incentivo à Cultura – LIC e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura. 

Memórias de Zé Roberto

O tradicionalista José Roberto Fischborn faleceu em junho de 2021, com 47 anos, vítima de Covid-19, deixando sua esposa Edna e os filhos Bruna e José Roberto Fischborn Junior. Natural de Taquara, iniciou sua participação no tradicionalismo em 1962, no antigo CTG Lanceiros da Tradição. Acompanhou e participou de edições do Festival Gaúcho de Arte e Tradição (Fegart) e do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Fenart). Além de coordenador da 22ª RT de 2007 a 2012, foi diretor do departamento jovem de 1992 a 1994, diretor artístico em 2005 e vice-coordenador em 2006. Foi vice-presidente do acendimento nacional da chama crioula em Taquara em 2011. No MTG contribuiu como conselheiro em 2013, vice-presidente de eventos em 2014 e vice-presidente artístico de 2015 a 2017, além de estar envolvido em diversas outras atividades tradicionalistas pelo Estado. “A sua missão foi cumprida e o legado deixado por ele deve ser continuado por quem ama a tradição gaúcha, pois ele sim era apaixonado pelo tradicionalismo, sendo responsável por todo este engajamento promovido durante os Festejos que fazia com um brilho no olhar”, destacou a homenagem.

Autoridades participaram do momento especial

“É uma emoção estarmos retornando com um evento que tanto traduz a nossa essência. Ficamos felizes, pois percebemos o engajamento de tantas pessoas para que os Festejos sejam um sucesso. Contem sempre conosco para que façamos com que o evento cresça e seja mais especial a cada ano”, revelou a prefeita Sirlei Silveira. Para o presidente da Associação dos Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana (AAFFP), Juliano Barbosa, os festejos são a soma de diversas parcerias. “Venho aqui agradecer a todos que de alguma forma ou outra apoiam o evento, vocês que fazem o evento acontecer e a cultura do nosso Estado perpetuar pelas futuras gerações”, destaca Juliano.

A abertura oficial contou também com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Jorge de Moura Almeida; coordenador da 22ª Região Tradicionalista, Ricardo Wallauer;  vice-presidente da AAFFP, Fernando Teles Kirsch; patrão do CTG O Fogão Gaúcho, Mariano Anderson; patrão do CTG Essência Gaúcha, Jeferson Ferreira; 1ª prenda da 22ª RT, Luiza Tormes e Peão Farroupilha, Henrique Nogueira; Piá Farroupilha do RS, Guilherme Mergener da Silveira; secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira; os vereadores Marcelo Maciel, Carmem Fontoura, Dodô Mello, Junior Eltz, João Elias Camargo.

Desfile da Chama Crioula

O 14º Festejos Farroupilhas do Paranhana iniciou, na tarde da sexta-feira (9) com a cavalgada de condução da Chama Crioula. A concentração ocorreu às 17h na sede da Brigada Militar. Os cavaleiros seguiram pela Avenida Sebastião Amoretti, ERS 239, entrando na Rua Federação, Coronel Evaristo, Júlio de Castilhos, passando pela Praça Marechal Deodoro, entrando na Rua Tristão Monteiro, seguindo para a Sede Campestre do CTG O Fogão Gaúcho onde o evento é promovido.

*Fotos: Mateus Portal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s