Após três anos, Desfile Cívico voltará a movimentar o Centro de Taquara

Um dos mais tradicionais desfiles de 7 de setembro da região volta a ser realizado. No dia 7 de setembro de 2022, quando será celebrado os 200 anos da Independência do Brasil, Taquara, terá para comemorações da data o Desfile Cívico, que volta a ser realizado depois de três anos em razão da pandemia. O evento será na Rua Júlio de Castilhos, no Centro, a partir das 8h30, e encerra a Semana da Pátria no Município.

Neste ano, o tema nacional e estadual da Semana da Pátria tem como slogan “A alma de uma nação é o espírito patriótico de seu povo”. O tema municipal é “Nossa gente, nossa história, nossa memória”, seguindo a temática que acompanha os eventos de 2022 desde a comemoração de aniversário dos 136 anos de Taquara. No desfile, está prevista a participação de alunos de 47 escolas da cidade, sendo 42 municipais, três particulares e duas estaduais, além da presença de representantes de entidades como os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Taquara, Rotary Club, Clube Lions, ONG Vida Breve, Desbravadores, bandas marciais e forças de segurança.

Como será o Desfile Cívico

No dia do desfile, a concentração será nas ruas próximas da Rua Júlio de Castilhos. Os participantes percorrerão um trecho de aproximadamente 500 metros, iniciando em frente às igrejas Católica e Evangélica de Confissão Luterana, e encerrando ao lado da Praça Marechal Deodoro. “O Desfile Cívico é um evento muito tradicional em nossa cidade. Estamos felizes em organizarmos a edição que marca o retorno desta atividade. Sei que cada escola e cada entidade tem preparado diversas ações, destacando o que de melhor fazem para a comunidade taquarense. Todos estão convidados a prestigiar esta iniciativa”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

Em Taquara, as celebrações da Semana da Pátria são organizadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). De acordo com a coordenadora pedagógica da Smece, Gerusa Stepanski Pereira, cada escola já realiza a sua mobilização para as comemorações. “As escolas estão se organizando lindamente para esse momento, que marca a volta das celebrações de independência depois de tanto tempo. Será um dia muito importante, que mobiliza milhares de pessoas”, conta. Em caso de chuva, o desfile será cancelado.

Programação da Semana da Pátria

A abertura da Semana da Pátria em Taquara será no dia 1º de setembro, com o acendimento do Fogo Simbólico da Pátria e hasteamento da bandeira na Praça Marechal Deodoro, às 8h30. Nos demais dias, será realizada a Hora Cívica no mesmo local, com o hasteamento às 8h30 e arriamento às 17h, envolvendo a participação de alunos de escolas municipais e de entidades de Taquara.

No interior, também será realizada a Hora Cívica. Em 2 de setembro, o evento será na Secretaria Distrital do Distrito de Padilha. No dia 5, a comemoração ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Vicente Neves Filho, no Distrito de Pega Fogo.

Evento trará mensagem de esperança

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, ressalta que a volta da realização do Desfile Cívico em Taquara destacará as mensagens de esperança feitas pelos alunos para desejar um país melhor. “Isso permite que as crianças levem para a comunidade uma mensagem positiva, ressaltando pontos como os cuidados que precisamos ter um com o outro, por exemplo. Além disso, o 7 de setembro é o momento de os pequenos mostrarem as atividades de suas escolas, mostrando ao público suas qualidades e também suas peculiaridades”, conta.

*Fotos: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s