Aluna do Senac Taquara representa a região em competição de Educação Profissional

O Senac Taquara terá uma representante na etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional. Entre os dias 15 e 19 de agosto, a aluna Dienifer Aparecida Lazzari, 19 anos, representará a escola na ocupação Cabeleireiro. Ela irá disputar uma vaga para a etapa nacional das Competições com estudantes de outras unidades do Senac, e os vencedores (1°, 2° e 3° lugares) serão anunciados durante a cerimônia de premiação, na noite do dia 19 de agosto. 

Neste ano, as Competições Senac de Educação Profissional ocorrem em duas etapas: de 15 a 19 de agosto, o Senac Canoas será a sede da disputa nas ocupações de Cabeleireiro, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-estar e Florista. Já entre 22 a 26 do mesmo mês, será a vez do Senac Bento Gonçalves receber a disputa das ocupações de Cozinha, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante. No total, serão 53 competidores, 27 escolas participantes de 24 cidades almejando a vaga para a etapa nacional, nas suas respectivas ocupações.

Durante o torneio, a aluna de Taquara fará provas que simulam situações reais da profissão. Ela será avaliada por quesitos como organizar o ambiente e os processos de trabalho do cabeleireiro; estabelecer estratégias de comunicação e cuidado com o cliente de beleza; corte de cabelo; alterar a estrutura e coloração dos fios de cabelo e realizar produções de cabelo para diferentes tipos de eventos.

Para a aluna Dienifer Aparecida Lazzari, participar das Competições é uma oportunidade única.  “Pelo aprendizado que os treinamentos nos proporcionam, hoje depois de ter passado por um treinamento eu tenho mais convicção disso. É uma oportunidade que abre muitas portas para as pessoas jovens que sonham com essa profissão”, declara.

Caso vença a etapa regional na sua ocupação, a aluna receberá treinamento diário na área da ocupação em que disputa, bolsa de estudos do Senac-RS para aprofundar seus conhecimentos, remuneração com uma bolsa salário mensal, possibilidade de viagens nacionais e internacionais, submetendo-se a simulados e provas com alunos de outros estados e até mesmo de outros países. Os vencedores deste ciclo participarão da etapa nacional das Competições Senac que será realizada no próximo ano. Então, os primeiros colocados da etapa nacional em sua ocupação irão disputar a WorldSkills em Lyon, na França, em 2024.

Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são submetidos a situações reais da profissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s