Celebrando as etnias, primeira edição da Festa da Colônia é sucesso entre o público de Taquara

Um verdadeiro resgate das diversas culturas presentes em Taquara através da gastronomia aconteceu no último sábado. A primeira edição da Festa da Colônia foi um sucesso, com a venda de cerca de 300 cartões para o café colonial e jantar servidos por entidades parceiras. A festa ocorreu na Sociedade 5 de Maio, unindo cultura e gastronomia, onde foi possível saborear pratos típicos das culinárias brasileira, italiana, portuguesa e alemã. A iniciativa foi uma realização da Prefeitura de Taquara, através da Diretoria de Cultura do Município.

Foi um evento de caráter beneficente, em que todo o lucro foi revertido para instituições de caridade de Taquara, como o Lar Padilha, Rotary Inclusão, Lions Clube, Corrente do Bem e ONG Vida Breve. A Festa da Colônia também teve como parceiros a Agricultura Familiar de Taquara, Magno Rigo Centro de Saúde, Cavalheiro Café e Tucanos Off Road. “Essa festa é a demonstração da união de uma comunidade formada por vários povos, de uma história única e que está construindo um futuro ao qual nos orgulharemos muito. Gratidão a todas as pessoas que ajudaram na realização da festa, e também para aqueles que compareceram e contribuíram com as organizações da nossa cidade”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

O diretor de Cultura, Luciano Salvaterra, registra que a festa superou as expectativas, e que tudo foi organizado com muito empenho e carinho, pensando em todos os detalhes conforme o tema. “A Festa da Colônia surgiu para resgatar a cultura gastronômica das etnias que formam a população de Taquara. Temos a certeza que é um evento que veio para ficar no calendário festivo da cidade, tomando proporções maiores nos próximos anos”, destaca, ressaltando também o caráter social. “Auxiliar as instituições do Município garantiu o reforço na participação da comunidade. Em breve, teremos os números de quanto cada entidade arrecadou, valores estes que serão revertidos aos projetos sociais do Município”, completa.

Programação cultural de mais de 12 horas

A Festa da Colônia começou ainda pela manhã, e sua programação completa teve 14 horas de duração. De início, teve a Feira do Colono, realizada em frente à Sociedade 5 de Maio, com a venda de diversos produtos da Agricultura Familiar do Município. “Trabalho com produtos coloniais há 24 anos. Feiras como esta aqui são muito boas, pois sempre nós vendemos bem. E todos os produtos, tanto os meus como os das bancas vizinhas, são de grande qualidade”, conta o produtor rural João Oliveira, que foi um dos vendedores. Além da feira, a banda Macega Show e as soberanas de Taquara participaram de um desfile pelas principais ruas centrais de Taquara, promovendo a festividade. De atrações culturais, ao longo do dia, a festa também teve a participação do maestro Alex Barbosa e do músico Lucas Jaeger, e a presença do Coro Municipal de Taquara.

Durante a tarde, além do protocolo de abertura da festa, teve o café colonial, com diversas comidas produzidas pela Agricultura Familiar. À noite, foi realizado o jantar, com cinco diferentes receitas elaboradas pelas entidades participantes. Os pratos representavam as culinárias do Brasil, da Itália, da Alemanha e de Portugal. “Achei ótima esta iniciativa. Todos os organizadores estão de parabéns, porque deram visibilidade ao nosso Município, aos agricultores e também com as causas das entidades”, ressalta a funcionária pública Cristina Mansueti, que visitou a festa.

*Fotos: Cris Vargas e Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s