A autora Leticia Wierzchowski fez de uma pequena ilha no Uruguai imaginário o cenário de uma história sobre paixões arrebatadoras e destinos entrelaçados. Assim é Deriva, uma obra inspirada pela poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, a se vale da tradição do realismo fantástico sul-americano para incorporar elementos míticos à narrativa. Nela, a vida dos habitantes de La Duiva muda com o aparecimento de Coral, uma mulher misteriosa que surge das ondas em uma noite de lua cheia.
Santiago viu as pedras pontiagudas do molhe, o azul, o sopro morno do sol que o secava e aquecia a ilha inteira, e então quase pôde vê-la…
Quase.
Era como se a intuísse.
Ela saindo das ondas soprada por alguma força invisível, materializada em plena tarde como uma flor que subitamente desabrocha. (Deriva, p. 31)
Santiago é um menino de seis anos e um dos novos integrantes da família Godoy, que vive há mais de dois séculos na ilha e em torno da qual a história acontece. A presença de Coral desperta paixões inesperadas e incontroláveis em dois personagens, Tiberius Godoy, o pai de Santiago, e o jovem Tomás.
O gosto salgado na boca, o perfume das pétalas de rosas, as pedras pontiagudas do molhe, o desejo latente em cada gesto, pulsando nas tardes douradas da ilha de La Duiva… Com narrativa detalhista e penetrante, Leticia Wierzchowski mostra em Deriva que o amor sempre chega, fulminante, insidioso, às vezes doce, noutras cruel, e não deixa mais nada como era antes.

O lançamento do livro com sessão de autógrafos acontece no próximo dia 10 de agosto, às 19horas, na Livraria Taverna (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre. No dia 13 de agosto, paralelo ao Festival de Cinema de Gramado, Letícia vai receber o ator Murilo Rosa para ler um trecho do livro com o público. Logo depois acontece a sessão de autógrafos no Hotel Vita Boulevard, em Gramado, às 17 horas.
Deriva é o 34ª livro da escritora, lançado pela Editora Planeta, casa editorial que também publicou a obra Estrelas fritas com açúcar da escritora gaúcha. Leticia Wierzchowski nasceu em Porto Alegre e estreou na literatura com o romance O anjo e o resto de nós, em 1998. A autora tem obras editadas em Portugal, Itália, Grécia, Espanha, Croácia, França, Alemanha, Sérvia e Montenegro. Seu romance mais conhecido, A casa das sete mulheres, foi adaptado pela Rede Globo em 2003 para a série homônima, veiculada em mais de 40 países.