‘A Hora da Estrela’, musical inspirado na obra de Clarice Lispector, será apresentado em Taquara

O Sesc Taquara traz a para o Vale do Paranhana o espetáculo musical “A Hora da Estrela ou  O Canto de Macabéa”. O espetáculo, inspirado na obra de Clarice Lispector, tem adaptação e direção de André Paes Leme, canções especialmente compostas por Chico César e direção musical e arranjos de Marcelo Caldi. A atriz Laila Garin dá vida a personagem Macabéa, a mítica protagonista do aclamado romance, ao lado de Claudia Ventura e Claudio Gabriel.  A atração será no Centro de Eventos da Faccat, no dia 12 de maio (quinta-feira), às 20 horas.

A aclamada produção nacional terá somente duas apresentações no Rio Grande do Sul, uma em Porto Alegre e outra em Taquara. Os ingressos estão à venda no Sesc Taquara e no site Ingresso Rápido.

Sobre o espetáculo

Clarice Lispector é uma das maiores ficcionistas brasileiras e “A Hora da Estrela”, sua última obra, com publicação póstuma, é um marco da terceira geração do modernismo. Escrito em 1977, o texto questiona a condição humana em uma tríade: filosófica, social e estética. A obra narra a saga de Macabéa, imigrante nordestina cuja vida no Rio de Janeiro é marcada pela ausência de afeto e poesia. Vista pela sociedade como uma mulher desprovida de qualquer atrativo, ela se contenta com uma existência medíocre: ganha menos do que um salário, divide um quarto com quatro pessoas, sofre com um chefe rigoroso e não atrai a atenção de ninguém. A autora é responsável pela quebra de padrões estéticos, como a sua “prosa poética”, que na construção da personagem revela suas epifanias sobre a vida e a morte. E como a própria Clarice diz, a história de Macabea “acontece em estado de emergência e calamidade pública”. É um reencontro com Clarice Lispector e um convite urgente à reflexão sobre a condição humana, com humor, densidade, leveza, teatro, música.

No espetáculo, a adaptação e encenação de “A Hora da Estrela”, ganha ares atuais. Em 2020, ano do centenário de Clarice Lispector (1920-1977), esta que é uma de suas obras mais emblemáticas ganhou uma versão musical para os palcos, pautada por muita originalidade. Após estrear no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro em março, “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa” teve a sua temporada interrompida pela pandemia do Covid-19.

SERVIÇO:
O que: Espetáculo Musical A Hora da Estrela ou  O Canto de Macabéa
Quando: dia 12 de maio (quinta-feira), às 20h
Onde: Centro de Eventos da Faccat (Av. Oscar Martins Rangel, 4500)
Duração do espetáculo: 90min
Indicação etária: 16 anos
Ingressos disponíveis no Sesc Taquara (Rua Júlio de Castilhos, 2835) e no site Ingresso Rápido:

  • Comércio e Serviços e Empresários: R$25,00
  • Público Geral: R$50,00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s