Conquista inédita para a 22ª RT: tradicionalista de Parobé é escolhido Piá Farroupilha do RS

O parobeense Guilherme Mergener da Silveira, 13 anos, conquistou uma das principais honrarias do mundo tradicionalista, o título de Piá Farroupilha. Além disso, esta é a primeira vez que um representante da 22ª Região Tradicionalista conquista esse prêmio. O 33º Entrevero Cultural de Peões foi realizado entre os dias 21 e 24 de abril, em Palmeira das Missões, e reuniu representantes das 30 regiões tradicionalistas. O concurso elegeu o Peão, o Guri e o Piá Farroupilha do Estado.

Após horas de viagem e de retorno a Parobé, ele foi recebido com carreata no final da tarde de domingo, e homenagens foram feitas no CTG Sangue Nativo, que é a entidade que ele representa. “Me sinto muito honrado com este título inédito para minha Região, pois nunca um Peão, um Guri, ou um Piá Farroupilha havia entrado para uma Gestão Estadual, e eu só consegui, pelo apoio de minha família e de meus amigos”, comemora.

Estudante do 8° ano no Colégio Santa Teresinha, iniciou sua vida tradicionalista por influência da mãe Márcia, aos 4 anos de idade. “É quase uma década dedicada ao tradicionalismo e tenho muito orgulho disso! Comecei dançando na invernada iniciante, e aos 7 anos passei para Mirim. Nesse meio tempo, concorri várias vezes nas categorias de incentivo. Hoje danço na invernada juvenil do CTG Sangue Nativo, minha entidade mãe, onde cresci e me criei!”

Guilherme participou de carreata no caminhão de bombeiros em sua chegada a Parobé. Foto: Julio Fotografia

Dedicação em todos os momentos

Sua preparação vem desde 2019, quando participou do concurso interno. Quando estava nos preparativos para o regional, veio a pandemia e parou tudo. Em setembro de 2021, realizou-se o regional apenas em uma prova escrita com 50 questões, onde ele conquistou o cargo de 1° Piá Farroupilha da 22ªRT. “A partir dali, sempre focado em abril de 2022, estudando sempre e indo atrás de conhecimento. Neste final de semana, realizou-se este sonho!”, conta o Piá do RS.

Muito emocionado, o coordenador da 22ª RT, Ricardo Wallauer, comenta que todos estão muito orgulhosos com a conquista inédita para a região e que acompanhou de perto toda a evolução do  Guilherme. “Falar do Guilherme é muito bom. Começa com seu carisma, humildade, dedicação, empenho. É um guri que vai atrás de conhecimento. Ele escuta, é atento, concentrado e com tudo isso, viu seu sonho realizado! Agora começam os compromissos oficiais, mas temos a certeza que ele vai nos representar muito bem”, destaca Wallauer.

O coordenador relembra como foi a preparação do Guilherme. “A primeira vez que falei com ele e a família, disse com convicção que acreditava nele e conforme os ensaios iam acontecendo, ele ia se superando. Cheguei em casa depois do último ensaio e disse para a minha patroa que nós íamos trazer o título tão sonhado por todos nós. Ele se empenhou muito e em todas as provas ele foi muito bem”, salienta Ricardo Wallauer.

Conheça vencedores das categorias – gestão 2022/2023

 CATEGORIA PEÃO

  • 1º Peão Farroupilha – Eloir Wichinheski Junior, Grupo de Folclore Chaleira Preta, Ijuí, 9ª RT.
  • 2º Peão Farroupilha – Matheus Henrique Cocenski, CTG Guardiões da Fronteira, Tenente Portela, 20ª RT.
  • 3º Peão Farroupilha – Matheus dos Santos Sachett, CTG Sentinela da Querência, Santa Maria, 13ª RT.

CATEGORIA GURI

  • 1º Guri Farroupilha – Djonatan Júlio Ubessi Streit, CTG Rancho dos Tropeiros, Ibirubá, 9ª RT.
  • 2º Guri Farroupilha – Mateus Cruz Rodrigues, CTG Sentinela da Querência, Santa Maria, 13ª RT.
  •  3º Guri Farroupilha – Leonardo Aloisio Andreolla, CTG Manoel Teixeira, Tapejara, 7ª RT.

CATEGORIA PIÁ

  • 1º Piá Farroupilha – Guilherme Mergener da Silveira, CTG Sangue Nativo, Parobé, 22ª RT.
  • 2º Piá Farroupilha – Gabriel Kothe Bartz, CTG Lanceiros de Santa Cruz, Santa Cruz do Sul, 5ª RT.
  • 3º Piá Farroupilha – Gustavo Prietsch dos Santos, CCN Sentinela do Rio Grande, Rio Grande, 6ªRT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s