Colecionadores já podem se inscrever para participar do Colecionarte 2022 que será presencial em Igrejinha

O colecionismo é uma prática onde as pessoas guardam, organizam, selecionam, trocam e expõem diversos itens por categoria, formando coleções. Em Igrejinha, o Colecionarte é um evento pioneiro em reunir diversos tipos de coleções para exposição em um mesmo lugar e, em 2022, retorna em seu modelo presencial. A sétima edição do Colecionarte ocorrerá de 13 a 15 de maio nas dependências do ginásio, no Parque de Eventos Almiro Grings, o Parque da Oktoberfest de Igrejinha.

Sucesso de público e crítica, o evento costuma receber colecionadores de todo o Estado e se destaca pela variedade de artigos expostos. As inscrições para colecionadores estão abertas e podem ser feitas através do formulário de inscrição (clicando aqui) até o dia 06 de maio de 2022.

Neste ano, o evento passa a ter uma nova entidade parceira na realização, a Associação dos Amigos da Cultura, História e Colecionismo (ASACHIC), uma vez que entidade que contribuiu com as edições anteriores foi dissolvida por interesse de seus componentes. “Considerando o histórico da exposição, a ASACHIC representa o braço da sociedade civil na organização, numa governança com o Poder Público Municipal”, explica o Presidente da ASACHIC, Luizinho Zimmer.

Já está confirmada a participação do professor Gelson Weschenfelder, conhecido como “O Filósofo dos Quadrinhos” (foto de capa/Reprodução Instagram), e reconhecido nacionalmente por seu trabalho sobre os heróis da ficção (principalmente quadrinhos, cinema e jogos) como balizadores do pensamento e do comportamento contemporâneos. Ele vai exibir algumas de suas coleções e falará sobre seu mais recente livro, intitulado “Vamos usar quadrinhos em sala de aula?”.

Outra novidade é que a Meia Maratona de Igrejinha ocorrerá nos arredores do ginásio naquele domingo, integrando colecionadores, atletas e visitantes.

O Secretário de Turismo e Cultura, Juliano Müller considera que o maior mérito do Colecionarte é a integração das gerações. “É um evento de acesso gratuito onde os familiares de diferentes idades se encontram e, através dos itens expostos, acabam viajando no tempo e no espaço. É quando o neto percebe quais eram os passatempos e a rotina do seu próprio avô quando criança. Isso conecta as pessoas! E, depois de todo este período de pandemia e tantas perdas, estas oportunidades de reconexão entre humanos garante divertimento, aprendizado e até saúde mental.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s