Taquara fará Passeio Cultural para celebrar seus 136 anos com valorização do seu patrimônio arquitetônico

A cidade-mãe do Vale do Paranhana tem como características marcante o seu acervo edificado estabelecido principalmente na área urbana do Município. O expressivo valor histórico contido nos prédios centenários de Taquara revela, um contexto cultural ímpar que começa a ser reconhecido e apresentado através do Passeio Cultural Histórico Arquitetônico de Taquara, que integra a programação do aniversário de 136 anos, comemorado em 17 de abril.

“O nosso Município é belíssimo e trás um legado histórico que nos enche de orgulho. Através deste passeio cultural queremos proporcionar à comunidade momentos nunca vividos, apresentar os nossos antepassados, os casarões onde personalidades moraram, casas comerciais que fizeram a economia girar antes de nós e proporcionaram a Taquara chegar aos seus 136 anos”, menciona a prefeita Sirlei Silveira.

O Passeio Cultural

Por meio de roteiros conduzidos por alunos de História da Faccat e supervisionados pela equipe do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, visitantes de toda região estão convidados a conhecer o conjunto de prédios históricos. São mais de 50 locais distribuídos em dois roteiros: “Estrada Geral para os Campos de Cima da Serra” e “Pelos Caminhos da Economia: a Rua Tristão Monteiro e a Estação Férrea de Taquara” com passeios que serão realizados em forma de caminhada para grupos de até 20 pessoas.

“Taquara é mãe de várias cidades da região e teve ao longo de sua história uma importância econômica por ter sido um polo regional (político e economicamente) e isto ficou marcado em sua arquitetura, logo ao contemplarmos os prédios e casarões que estão situados nas ruas centrais na nossa cidade, estudamos um pouco da história do local e por consequência da história da cidade”, revela o professor de Literatura, Laureci Armando Mayca.

Um exemplo disso, reitera o chefe de Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, é o próprio Palácio Municipal Diniz Martins Rangel, prédio onde é estabelecida a Prefeitura. “Quando o conhecemos, estudamos sobre a história de Taquara, do período republicano no RS e sobre as características arquitetônicas utilizadas na época em construções com a finalidade que o mesmo possuía”, destaca Maicon que junto ao professor Laureci é responsável pela supervisão dos roteiros.

Como participar

Os primeiros passeios serão promovidos nos dias 2, 9 e 23 de abril, às 8h e às 10h. Quem quiser participar deve fazer o agendamento pelo telefone 51 3541 9200, através do ramal 434; pelo e-mail museu@taquara.rs.gov.br ou pelo formulário eletrônico. O mínimo são cinco pessoas por roteiro e horário, sendo o máximo de 20 participantes.

Os roteiros do Passeio Cultural

Divididos em dois roteiros, o Passeio Cultural segue o seu trajeto passando por mais de 50 locais, ambos saindo do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott (trajeto Rua Nelson Renck em direção da Rua Gal. Emílio Lúcio Esteves).

O primeiro roteiro, denominado “Estrada Geral para os Campos de Cima da Serra”, segue para as Ruas Dr. Edmundo Saft, Tristão Monteiro, General Frota e Júlio de Castilhos. Neste roteiro é possível conhecer o Solar Pina, a Casa Vidal, o Casarão da Família Bergold, o CTG “O Fogão Gaúcho”, a Igreja Evangélica da Paz, a Paróquia Senhor Bom Jesus, o Clube Comercial, a Praça Marechal Deodoro, o Palácio Municipal Diniz Martins Rangel, dentre outros.

“Pelos Caminhos da economia: a Rua Tristão Monteiro e a Estação Férrea de Taquara” é o segundo roteiro e passa pelas ruas General Emílio Lúcio Esteves e Tristão Monteiro e os participantes podem conhecer o prédio do antigo Hospital de Caridade (atual Hospital Bom Jesus), da Casa Ebling & Fleck (atual SICOOB), o Palácio Municipal Diniz Martins Rangel, a Casa Vidal, a Vila Ernestina, a antiga Estação Ferroviária de Taquara, Casa Comercial Dienstmann, Joalheria Laube, a Praça Marechal Deodoro, dentre outros espaços que foram importantes para a economia da cidade.

*Fotos: Mateus Portal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s