Bando Celta é atração no Saint Patrick’s Day da Casa de Cultura Mario Quintana

O Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day) terá uma programação especial na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). E a atração cultural é o Bando Celta, que se apresenta na quinta-feira, 17 de março. A curiosa trajetória do Bando Celta começou despretensiosa, em março de 2013, no Dia de São Patrício, como um grupo musical que tocava em pubs e rapidamente teve destaque em festivais de grande porte em todo o Sul do Brasil.

Em 2018, o Bando comemorou seu aniversário de seis anos com uma festa cheia de expositores e artistas convidados na Travessa dos Cataventos (CCMQ), que contou com a presença do Cônsul da Irlanda no Brasil, Eoin Bennis, e membros da comunidade irlandesa residentes em Porto Alegre. Agora, o Bando vai comemorar os nove anos de estrada repetindo a dose, com muita música tradicional irlandesa, como se faz nos pubs da Irlanda nessa data.

O conjunto musical, coordenado pelo músico Renato Velho (violão, mandola, banjo e vocais), traz Leticia Roennau e Anelise Kindel (vocal e percussão), conta com os talentosos Leandro Dias (gaita de foles, flautas e vocal) e Christian Feel (violino e vocais).

Bando se apresenta com figurino celta estilizado, desenhado por Margarida Roche. Nos roteiros dos shows, além das genuínas músicas irlandesas e celtas, mescladas com composições próprias, apresentam temas de filmes e séries, com versões de músicas brasileiras que dialogam com esse estilo.

Trajetória

O Bando Celta lançou dois CDs, Demo Celta (2013) e Bardos (2015), além do DVD Bardos 2015. Em agosto de 2018 lançou um livro, o HQ infantil “Os Bardos de Erin”, que também virou uma peça de teatro em que os músicos interpretam seus personagens. A direção cênica é de Camilo Di Lelis.

Em 2019, lançou seu primeiro EP (disco longo), com cinco músicas autorais, Bando Celta e o Festim Pagão. Também no Dia de São Patrício, das 10h às 20h, será realizada a tradicional Feira Medieval com diversos expositores e artesãos.

O evento é realizado em parceria com o RS Criativo – programa da Sedac – e acontecerá na Travessa dos Cataventos, térreo da Casa de Cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s