Empreendedorismo feminino: dores e delícias são tema da nova temporada de podcast

Contar as histórias de empreendedoras e proporcionar a troca de vivências e aprendizados é o objetivo do collab Elas Transformam. Trata-se de uma temporada especial do podcast Roberta Comunica, apresentado pela jornalista Roberta Pschichholz, em um projeto em parceria com a agência SMT, de Novo Hamburgo. Serão oito episódios, produzidos a partir de depoimentos de empreendedoras de diferentes segmentos e que têm, em comum, a paixão por criar negócios e oportunidades para uma nova economia, baseada no cuidado com o outro, com seu entorno e com o futuro do Planeta.

A parceria para realizar este projeto nasceu a partir da participação de Roberta na campanha Arrisque, lançada em novembro de 2021 pela agência SMT, liderada pelas sócias Vanessa Sychoski e Semira Martins. “A convite da Semira, gravei meu depoimento e me dei conta da quantidade de mulheres que conheço e que abraçaram este risco constante que é empreender. Marcamos uma conversa online e quando vimos estava nascendo essa nova temporada do podcast”, conta Roberta, que lançou seu canal em outubro de 2021 e se apaixonou pelo formato. 

Para Roberta, realizar o projeto Elas Transformam é uma oportunidade única de conhecer a realidade deste nicho. “A cada entrevista, me emociono e aprendo muito. A mulher tem uma percepção muito diferente de como se deve gerir umnegócio. A gente coloca o coração na frente e se preocupa em criar algo que impacte de maneira positiva o nosso entorno, que conecte pessoas e gere resultados para todos na nossa volta”, descreve a comunicadora.

Sobre o empreendedorismo feminino

Basta olhar ao redor para constatar a quantidade de mulheres que se lançaram no desafio do empreendedorismo nos últimos anos. Pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2020, feita em parceria com o Sebrae, confirma que o Brasil já soma mais de 30 milhões de empreendedoras, num universo total de 52 milhões de empreendedores. Ou seja, 48% das empresas do País têm à frente mulheres. E só em 2020, esse número cresceu 40%. 

Seja por falta de oportunidades no mercado corporativo, por necessidade ou por vocação, o desafio de empreender num contexto cada vez mais competitivo e historicamente preconceituoso demanda uma série de habilidades muitas vezes adquiridas na prática. E aí surge o podcast valorizando histórias, compartilhando dores e vitórias e, assim, impulsionando outras mulheres.

O podcast

O episódio de lançamento da temporada foi gravado com as sócias fundadoras da SMT Comunicação, cuja equipe está à frente do planejamento de mídia, desenvolvimento das peças e comercial do projeto. “A nossa parceria com a Roberta já é de longa data e se estreitou a partir da campanha Arrisque. Foi a conexão perfeita, pois empreender é essencialmente se arriscar. É sobre isso que o projeto fala, sobre mulheres que se jogaram de cabeça e coração, em busca das suas próprias conquistas”, comentam Vanessa e Semira. 

O lançamento da temporada Roberta Comunica Apresenta Elas Transformam ocorreu dia 10 de janeiro de 2022. Novos episódios serão publicados semanalmente, toda segunda-feira, no podcast Roberta Comunica, disponível no Spotify. Esta temporada é apresentada pela Usaflex, com patrocínio da Exatus Contabilidade e HMARIA Jóias Contemporâneas, e apoio da Novopé.

Programação de entrevistas:

  • (17/1) Egnalda Côrtes: Abriu a 1ª agência de creators negros da América Latina, a Côrtes e Companhia. Em dezembro de 2021, palestrou no TEDX Ser Humano. Fala sobre ambição feminina e sobre a potência de ser quem somos. 
  • (24/1) Najuah Saleh: Especialista em marketing, negócios digitais e branding, é mentora de mulheres empreendedoras. Criou o método “Da Paixão ao Negócio”, em que ensina como criar um negócio a partir do autoconhecimento, da essência verdadeira, alinhando tudo com seu olhar único. 
  • (31/1) Rose e Julia – Hering Novo Hamburgo: Mãe e filha administram uma loja que, em plena pandemia, virou franquia Hering e trouxe resultados surpreendentes. 
  • (7/2) Cinthia Kuppssinski e Sabrina Becker: Por um grave problema cardíaco diagnosticado aos 25 anos no auge da sua carreira de executiva, a Cinthia Kuppssinski precisou parar tudo e encontrou nas terapias holísticas e na mentoria um caminho mais leve e feliz. Também a jornalista Sabrina Becker fez das experiências culinárias um empreendimento de sucesso, ao criar a Massa Magra, marca de pães e bolos funcionais, integrais e low carb.
  • (14/2) Eliane e Jaque – Novopé: A Eliane ainda era criança quando se juntou ao irmão Raul para começar a marca de calçados infantis Novopé. Há seis anos, foi a vez da Jaqueline, também irmã de Eliane e Raul, entrar para o negócio que, em 2021 completou 30 anos e não para de crescer! 
  • (21/2) Morgana da Luz e Camila Dias: Sustentabilidade, economia circular, propósito e consciência ambiental movem estas empreendedoras. A Morgana transforma refugos das indústrias calçadista e têxtil em bolsas e acessórios na Otília e Cristina. A Camila criou uma marca de fraldas e absorventes reutilizáveis Saracura Eco Fraldas. 
  • (28/2) Iara Virgínia e Paty Carneiro: Disseminar a cultura antirracista faz parte do cotidiano destas duas mulheres. Iara ajuda pessoas, transforma vidas e cria pontes através da informação e do conhecimento. A Paty é estrategista de marcas e negócios, pesquisa futuros emergentes e trabalha pelo próximo nível de equidade racial e futuros. 
  • (7/3) Faby e Tatiane Hoff – HMaria: As irmãs criaram, há seis anos, em Novo Hamburgo/RS, esta grife de jóias e acessórios que hoje conta com mais de 500 consultoras espalhadas pela região Sul do País.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s