Contar as histórias de empreendedoras e proporcionar a troca de vivências e aprendizados é o objetivo do collab Elas Transformam. Trata-se de uma temporada especial do podcast Roberta Comunica, apresentado pela jornalista Roberta Pschichholz, em um projeto em parceria com a agência SMT, de Novo Hamburgo. Serão oito episódios, produzidos a partir de depoimentos de empreendedoras de diferentes segmentos e que têm, em comum, a paixão por criar negócios e oportunidades para uma nova economia, baseada no cuidado com o outro, com seu entorno e com o futuro do Planeta.
A parceria para realizar este projeto nasceu a partir da participação de Roberta na campanha Arrisque, lançada em novembro de 2021 pela agência SMT, liderada pelas sócias Vanessa Sychoski e Semira Martins. “A convite da Semira, gravei meu depoimento e me dei conta da quantidade de mulheres que conheço e que abraçaram este risco constante que é empreender. Marcamos uma conversa online e quando vimos estava nascendo essa nova temporada do podcast”, conta Roberta, que lançou seu canal em outubro de 2021 e se apaixonou pelo formato.
Para Roberta, realizar o projeto Elas Transformam é uma oportunidade única de conhecer a realidade deste nicho. “A cada entrevista, me emociono e aprendo muito. A mulher tem uma percepção muito diferente de como se deve gerir umnegócio. A gente coloca o coração na frente e se preocupa em criar algo que impacte de maneira positiva o nosso entorno, que conecte pessoas e gere resultados para todos na nossa volta”, descreve a comunicadora.
Sobre o empreendedorismo feminino
Basta olhar ao redor para constatar a quantidade de mulheres que se lançaram no desafio do empreendedorismo nos últimos anos. Pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2020, feita em parceria com o Sebrae, confirma que o Brasil já soma mais de 30 milhões de empreendedoras, num universo total de 52 milhões de empreendedores. Ou seja, 48% das empresas do País têm à frente mulheres. E só em 2020, esse número cresceu 40%.
Seja por falta de oportunidades no mercado corporativo, por necessidade ou por vocação, o desafio de empreender num contexto cada vez mais competitivo e historicamente preconceituoso demanda uma série de habilidades muitas vezes adquiridas na prática. E aí surge o podcast valorizando histórias, compartilhando dores e vitórias e, assim, impulsionando outras mulheres.
O podcast
O episódio de lançamento da temporada foi gravado com as sócias fundadoras da SMT Comunicação, cuja equipe está à frente do planejamento de mídia, desenvolvimento das peças e comercial do projeto. “A nossa parceria com a Roberta já é de longa data e se estreitou a partir da campanha Arrisque. Foi a conexão perfeita, pois empreender é essencialmente se arriscar. É sobre isso que o projeto fala, sobre mulheres que se jogaram de cabeça e coração, em busca das suas próprias conquistas”, comentam Vanessa e Semira.

O lançamento da temporada Roberta Comunica Apresenta Elas Transformam ocorreu dia 10 de janeiro de 2022. Novos episódios serão publicados semanalmente, toda segunda-feira, no podcast Roberta Comunica, disponível no Spotify. Esta temporada é apresentada pela Usaflex, com patrocínio da Exatus Contabilidade e HMARIA Jóias Contemporâneas, e apoio da Novopé.
Programação de entrevistas:
- (17/1) Egnalda Côrtes: Abriu a 1ª agência de creators negros da América Latina, a Côrtes e Companhia. Em dezembro de 2021, palestrou no TEDX Ser Humano. Fala sobre ambição feminina e sobre a potência de ser quem somos.
- (24/1) Najuah Saleh: Especialista em marketing, negócios digitais e branding, é mentora de mulheres empreendedoras. Criou o método “Da Paixão ao Negócio”, em que ensina como criar um negócio a partir do autoconhecimento, da essência verdadeira, alinhando tudo com seu olhar único.
- (31/1) Rose e Julia – Hering Novo Hamburgo: Mãe e filha administram uma loja que, em plena pandemia, virou franquia Hering e trouxe resultados surpreendentes.
- (7/2) Cinthia Kuppssinski e Sabrina Becker: Por um grave problema cardíaco diagnosticado aos 25 anos no auge da sua carreira de executiva, a Cinthia Kuppssinski precisou parar tudo e encontrou nas terapias holísticas e na mentoria um caminho mais leve e feliz. Também a jornalista Sabrina Becker fez das experiências culinárias um empreendimento de sucesso, ao criar a Massa Magra, marca de pães e bolos funcionais, integrais e low carb.
- (14/2) Eliane e Jaque – Novopé: A Eliane ainda era criança quando se juntou ao irmão Raul para começar a marca de calçados infantis Novopé. Há seis anos, foi a vez da Jaqueline, também irmã de Eliane e Raul, entrar para o negócio que, em 2021 completou 30 anos e não para de crescer!
- (21/2) Morgana da Luz e Camila Dias: Sustentabilidade, economia circular, propósito e consciência ambiental movem estas empreendedoras. A Morgana transforma refugos das indústrias calçadista e têxtil em bolsas e acessórios na Otília e Cristina. A Camila criou uma marca de fraldas e absorventes reutilizáveis Saracura Eco Fraldas.
- (28/2) Iara Virgínia e Paty Carneiro: Disseminar a cultura antirracista faz parte do cotidiano destas duas mulheres. Iara ajuda pessoas, transforma vidas e cria pontes através da informação e do conhecimento. A Paty é estrategista de marcas e negócios, pesquisa futuros emergentes e trabalha pelo próximo nível de equidade racial e futuros.
- (7/3) Faby e Tatiane Hoff – HMaria: As irmãs criaram, há seis anos, em Novo Hamburgo/RS, esta grife de jóias e acessórios que hoje conta com mais de 500 consultoras espalhadas pela região Sul do País.
[…] Comunica – Elas Transformam chega à sua segunda temporada em agosto de 2022. Depois de falar sobre empreendedorismo feminino, o tema central das conversas é uma pergunta: O futuro é, mesmo, feminino? “Você já deve ter […]
CurtirCurtir