A 23ª edição do Porto Verão Alegre, que tem o slogan “Bem-vindo de volta”, começa nesta quinta-feira e promete movimentar a capital dos gaúchos com o que há de melhor em espetáculos culturais. O festival multicultural segue até 19 de fevereiro, e tem 63 atrações confirmadas, incluindo 12 que escolheram o festival para estrear e uma programação musical com mais de 20 shows, muitos deles inéditos na história do PVA. Os espetáculos acontecerão em nove espaços da capital: Casa de Espetáculos, Foyer Mulipalco do Theatro São Pedro, Instituto Ling, CHC Santa Casa, Sala Carlos Carvalho e Teatro Bruno Kiefer na Casa de Cultura Mário Quintana, Teatro de Arena, Teatro CIEE e Teatro do Bourboun Country.
“Nos últimos dois anos, passamos por momentos desafiadores. O Porto Verão Alegre precisou se adaptar a uma nova realidade. Em 2022, somos outros, mas a essência é a mesma: voltamos aos palcos, aos teatros, às ruas e às telas. E estamos muito felizes em dizer que estamos de volta”, comemoram os organizadores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel.
A programação completa pode ser conferida no site www.portoveraoalegre.com.br onde também acontece a venda dos ingressos. Não haverá pontos de venda físicos, nem nas bilheterias dos teatros, durante todo o festival.
Estreias da temporada
O Porto Verão Alegre será marcado pela a estreia de doze espetáculos. São eles: As Malcriadas Senhoras, A Última Cartada, Extimidades, I See – Eu vejo sua mente, Leonel, Luana Pacheco Trio, Mientras La Noche Cae, O inverno do nosso descontentamento – Nosso Ricardo III, Os novos causos do Guri de Uruguaiana pós Covid, Pessoa Absurda – Um espetáculo solo de Regius Brandão, Sobrevida e STANDUPRETTO– Sobrevive aos anos 80!.
Cuidados extras
A fim de seguir os protocolos de segurança sanitárias, será exigido o passaporte vacinal e um documento de identidade na entrada de todos os teatros e espetáculos, independentemente do protocolo seguido pelo teatro (esta é uma resolução da organização do festival). Da mesma forma, serão exigidos os documentos comprobatórios para uso do direito à Meia Entrada e a Carteira do Sated com o DRT para artistas. Não será permitida a entrada sem a apresentação destes documentos.
Sobre o Porto Verão Alegre
Criado em 1999 e realizado pela Mezanino Produções, o Porto Verão Alegre é um dos maiores e mais representativos festivais multiculturais do país. Tradicionalmente, é realizado anualmente em Porto Alegre e região metropolitana durante os meses de janeiro e fevereiro. Nos últimos anos, o projeto foi contemplado com o “Prêmio Eva Sopher”, pelo fomento das artes em nosso Estado, e “Prêmio Líderes e Vencedores da Federasul”, na categoria Expressão Cultural, reforçam todo o empenho em elevar a cultura do Rio Grande do Sul a outro patamar.