A celebração do Dia de Ação de Graças

*Jady Luana da Silva Lima

O Dia de Ação de Graças – ou Thanksgiving – é um feriado nacional dos Estados Unidos, onde é celebrada a chegada de um grupo inglês religioso na América e o fato de eles sobreviverem aos primeiros anos apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas. Quando os Peregrinos – Pilgrims – chegaram em dezembro nas novas terras, metade da tripulação morreu devido às condições climáticas e falta de comida, já que não tiveram como produzir.  

Ao final do inverno, em março, eles conheceram um índio nativo que se comunicava em inglês – por ter sido preso anos antes e levado à Inglaterra, e depois conseguir retornar – o qual ensinou aos estrangeiros o quê e como plantar, a pescar, e ainda quais tipos de ervas comer ou não, devido ao veneno. 

Ao final do período da colheita, o grupo cristão celebrou durante três dias a safra daquele ano, bem como as novas terras e condições de sobrevivência, dando graças a Deus pela ajuda do indígena e seu povo. Essa celebração passou a ser comemorada ao longo dos anos, mas sem uma data definida, até que o 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, instituiu em 1863, no território norte-americano, a festividade na última quinta-feira do mês de novembro.  

Mais tarde, em 1941, o presidente Franklin Roosevelt estabeleceu como sendo a quarta quinta-feira do mesmo mês, depois de uma tentativa frustrada de prolongar o feriado. Hoje em dia, o Thanksgiving é símbolo de gratidão, de reunião em família e amigos, e tem como uma das atividades principais a ceia, em que os americanos comem peru, ave pela qual o feriado é conhecido, além de alguns pratos como: stuffing (pão seco com alguns temperos, vegetais, carne e ovos), purê de batata, molho de cranberry e torta de abóbora.  

Além disso, faz parte da cultura estadunidense, jogos de futebol americano nesse feriado, em que as pessoas assistem em casa ou nos estádios, assim como trabalhos voluntários e a promoção de jantares de graça para os mais necessitados. O desfile do Dia de Ação de Graças, nacionalmente famoso, também é outra tradição, sendo realizado em New York pela loja Macy’s desde 1924. 

Ou seja, a data é um momento propício para valorizarmos e celebrarmos a companhia daqueles que amamos e sermos verdadeiramente gratos pela nossa vida e conquistas. 

Happy Thanksgiving! 

Jady Luana da Silva Lima é graduanda em Letras – Português e Inglês e docente do Senac Taquara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s