Semana Geek Sesc: interesse por games, HQs e filmes pode trazer oportunidades profissionais

Fãs do movimento cultural ligado à tecnologia, expresso em quadrinhos, filmes, desenhos e games, os nerds foram transformados em geeks e ganharam grandes eventos para se reunir e celebrar seus heróis e vilões, como a Comic-Con. Recentemente, o Sesc/RS idealizou um espaço virtual para reunir este público: a Semana Geek Sesc, que inicia hoje e segue até 30 de outubro. Entre cosplays, concerto com trilha de filmes, discussões sobre Marvel e DC, o evento demonstra a profissionalização deste universo, que deixou de ser hobby para ser uma indústria lucrativa que gera milhares de empregos. 

Entre os prêmios do Concurso de Cosplay, que está sendo realizado durante o evento, chamam atenção alguns cursos oferecidos pelo Senac EAD como recompensa para quem apresentar a melhor caracterização de personagem. É possível aprender, em três módulos, como se tornar um jogador profissional de League of Legends (LOL), por exemplo. O jogo virtual conta com competições on-line disputadas entre equipes. As maiores são transmitidas ao vivo por canais de esporte e oferecem premiações volumosas. Diante do incentivo financeiro para os vencedores, o que era brincadeira, virou profissão.

Outro curso oferecido para quem gosta de games é o de criador de conteúdo, afinal, alguns dos maiores canais do YouTube são justamente sobre esta temática. O curso prepara o aluno para desenvolver vídeos, gravados ou ao vivo, em redes sociais, gerenciar a sua rede e administrar o canal e está aberto para estudantes a partir dos 12 anos.

Estes são apenas alguns exemplos de como é possível transformar uma paixão em trabalho. No entanto, há dezenas de outras opções para quem gosta de tecnologia e sonha em desenvolver games, administrar sistemas e aproveitar as amplas oportunidades da área da TI, normalmente identificadas com este universo. A professora do Senac Tech Victoria Trois chama a atenção para outro dado interessante: muitas das pessoas que se identificam com a cultura geek, ou seja, consomem quadrinhos, filmes de super-heróis e games, buscam aprimorar o inglês para poder aproveitar melhor estes conteúdos e têm uma vantagem competitiva na área da programação. “Já tive casos de alunos que não tinham o domínio da área técnica, mas receberam proposta de trabalho por dominarem o inglês e o empregador se dispôs a ensinar a linguagem de programação usada pela empresa. Então a pessoa que chega sabendo o inglês, já tem uma vantagem grande no mercado de trabalho. E os que ainda não sabem, devem investir no aprendizado da língua enquanto aprendem a parte técnica”, alerta. 

A Semana Geek Sesc vai de 25 a 30 de outubro e contará com uma série de atrações: conversas com criadores de conteúdo, bate-papo sobre HQs com ilustrador e concerto de trilhas de filmes. Os debates serão transmitidos on-line pelo canal do Sesc/RS no Youtube a partir das 20h, e haverá algumas vagas gratuitas para quem quiser assistir ao concerto presencialmente, evento que começará às 19h30 no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). A Semana Geek Sesc é uma realização do Sesc/RS e tem a Box Brazil como Media Partner. A programação completa se encontra abaixo. Outras informações no site www.sesc-rs.com.br/geek.

Concurso de Cosplay

Regulamento e Inscrições: http://www.sesc-rs.com.br/geek na aba Concurso de Cosplay

Prêmios: 1º lugar: 2 diárias em hotel Sesc do RS + curso Senac-RS EAD
2º lugar: 1 diária em hotel Sesc do RS + curso Senac-RS EAD
3º lugar: 1 diária em hotel Sesc do RS

Programação completa da Semana Geek Sesc:

25/10 (segunda-feira)
Quem é o Geek de hoje
Horário: 20h
Plataforma: www.youtube.com/sescrs
Convidado: Érico Borgo – um dos fundadores da Omelete Company e CCXP. Empresário, jornalista e designer gráfico, Érico trabalhou 20 anos à frente do Omelete, inicialmente como Head de Conteúdo do site e suas plataformas de vídeo e social media. Nos últimos anos foi um dos principais produtores da CCXP, maior evento de cultura pop do mundo, onde desenvolveu e dirigiu o palco principal do festival, além de ser responsável pelas relações com licenciadores e estúdios com a companhia. Atualmente, Érico lançou-se em um novo empreendimento, a produtora criativa HUURO, dedicada às relações entre fãs, marcas e universos ficcionais e aprimoramento de experiências envolvendo esse universo.

26/10 (terça-feira)
Warner Bros.: Um raio-X da DC Fandome
Horário: 20h
Plataforma: www.youtube.com/sescrs
Convidados: Arthur Ribas e Amanda Brandão
Arthur Ribas: Apresentador e Community Manager do Warner Play. Formado em Marketing e Publicidade na Unopar. Apresentador e Produtor de TV há 15 anos. Criador do Programa Game Over (10 anos na Band do Paraná e 5 anos na PlayTV). Especialista em criação de conteúdo para games na Tv e Internet. Experiência em palcos, palestras, entrevistas e nas demais áreas que exijam um microfone na mão.
Amanda Brandão: Repórter, jornalista, apresentadora e atriz, Amanda usa de sua paixão pelo entretenimento para se comunicar e disseminar a positividade e a alegria dentro de si. Apaixonada por TV, Amanda tem muito interesse em descobrir mais sobre esse universo, consumindo quase todos os tipos de conteúdos e formatos das telinhas. Fora isso, a jornalista também tem muito apreço por filmes que “explodem a nossa cabeça”, dramas e comédias para gargalhar – porque tudo precisa de equilíbrio. Claro, sem esquecer as raízes e seus adorados filmes animados

27/10 (quarta-feira)
Por trás da Comic Con Experience (CCXP)
Horário: 20h
Plataforma: www.youtube.com/sescrs
Convidados: Ivan Costa e Fabiano Funny Feelings
Ivan Costa: é  sócio-fundador da Comic-Con Experience, a maior comic-con do planeta, e também da agência de artistas Chiaroscuro Studios. É também colecionador de quadrinhos e executivo de marketing. Foi curador do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ) entre 2009 e 2013, sendo responsável pelas exposições “Batman 70 Anos” (2009), “Criando Quadrinhos” (2011) e “Ícones dos Quadrinhos” (2013), todas premiadas na categoria “melhor exposição” do Troféu HQ Mix.
Fabiano Funny Feelings: Co-founder Funny Feelings. Dj, fotógrafo, poeta e produtor musical. Pai de 3, vovô de 2. Um cara estranho, Inquieto e curioso em busca das perguntas perfeitas.

28/10 (Quinta-feira)
Sobre HQ: Marvel, AWA e mais
Horário: 20h
Plataforma: www.youtube.com/sescrs
Convidado: Mike Deodato – ilustrador que por 24 anos foi artista exclusivo da Marvel. Consolidou sua reputação nos anos 90 com uma popular participação em Mulher-Maravilha, da DC Comics. Em pouco tempo, Deodato se tornou um dos artistas mais prolíficos e requisitados da década, incluindo passagens por títulos da Marvel como Vingadores, Elektra, O Incrível Hulk, Homem-Aranha e Thor. Após isso, Deodato conquistou uma de suas séries favoritas até hoje, The Incredible Hulk, escrita por Bruce Jones. Hoje se dedica à carreira autoral. Seus mais recentes projetos nesta nova fase são Berserker Unbound, The Resistance, Bad Mother, Redemption e Not All Robots.

29/10 (sexta-feira)
Concurso de Cosplay
Horário: 20h
Plataforma: www.youtube.com/sescrs
Convidado: Viv Lee Cosplay – cineasta de formação e cosplayer há 8 anos. Recentemente disponibilizou seu trabalho para o grande público com tutoriais; lives; modelagens e serviços de prop maker para cosplayers, trabalhando com diversas técnicas e materiais. Em 2019 foi a vencedora do concurso cosplay XCC do Anime Xtreme com seu cosplay de Raphtalia e música com letra adaptada de própria autoria. Tem trabalhado na criação de projetos próprios e sets fotográficos completos para cada personagem durante a pandemia, assim como participado de eventos como o Festival do Japão de Porto Alegre e Anime Buzz online. Viv Lee  acumula hoje por volta de 60 personagens entre cosplays completos; versões e maquiagens.

30/10 (sábado)
Concerto da FAB (Banda da Base Aérea de Canoas): Trilhas de Filmes
Horário: 19h30
Plataforma: www.youtube.com/sescrsSerão disponibilizados alguns ingressos presenciais. Para concorrer, é preciso se inscrever no site www.sesc-rs.com.br/geek na aba “Concerto FAB”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s