Poemas de Mia Couto são tema de aula virtual e gratuita de literatura

A poesia e a obra do escritor, jornalista e biólogo moçambicano Mia Couto são o tema da próxima edição do projeto Poesia no Ling. No encontro virtual conduzido ao vivo pela professora de Literatura da UFRGS Marcia Ivana de Lima e Silva, o público poderá conhecer detalhes sobre a biografia, a trajetória e a extensa produção do autor que revelou seu talento cedo, aos 14 anos, e que hoje, aos 66, já é dono de diversos prêmios literários, entre eles o Camões, o mais prestigioso da língua portuguesa.
 
A atividade acontece no dia 8 de setembroquarta-feira, às 16h, e poderá ser acompanhada  gratuitamente pelo YouTube do Instituto Ling. Quem quiser receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, pode fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, em Moçambique, com o nome de António Emílio Leite Couto, mas eventualmente acabou adotando o pseudônimo com o qual ficou conhecido no mundo todo devido a sua paixão por gatos. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras e autor de mais de 30 livros, entre prosa e poesia. Entre eles estão o romance Terra sonâmbula, considerado um dos doze melhores livros africanos do século XX, e suas principais coletâneas de poesia: Raiz de orvalho e outros poemas (1999), Idades, cidades, divindades (2007), Tradutor de Chuvas (2011) e Vagas e Lumes (2014). Além do Prêmio Camões, recebido em 2013, também recebeu o Neustadt International Prize em 2014, considerado o “Nobel Americano”, pelo conjunto de sua obra.
 
Marcia Ivana de Lima e Silva é professora titular do Instituto de Letras da UFRGS. Pesquisa sobre criação literária, com ênfase em Crítica Genética. Cursou Licenciatura em Letras (Português e Alemão) na mesma universidade onde hoje atua e Mestrado e Doutorado em Teoria Literária na PUCRS. Coordena o acervo de Guilhermino Cesar e é também pesquisadora convidada no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

O projeto Poesia no Ling realiza encontros mensais dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Em suas últimas edições, o projeto teve aulas com Diego Grando celebrando o bicentenário de nascimento de Charles BaudelaireRonald Augusto analisando Heitor SaldanhaAna Maria Lisboa de Mello homenageando Cecília Meireles e Sergius Gonzaga apresentando Augusto dos Anjos. As edições anteriores podem ser assistidas no canal do YouTube do Instituto Ling. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s