25 nomes compõem os júris do Festival de Cinema de Gramado e escolha do público será pelo celular

O 49º Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes eventos da sétima arte, iniciou nesta sexta-feira, 13 de agosto. Este ano, devido a pandemia, mais uma vez a mostra acontece em formato on-line e pela televisão, diretamente do Palácio dos Festivais, na Serra Gaúcha. A cada ano, realizadores, produtores, atores e atrizes, pesquisadores, acadêmicos e críticos de cinema têm a missão de escolher quem leva os prêmios do Festival de Cinema de Gramado, são os jurados do festival. 

Cada categoria (Curtas-Metragens Gaúchos, Curtas-Metragens Brasileiros, Longas-Metragens Brasileiros, Longas-Metragens Estrangeiros e Longas-Metragens Gaúchos) tem um júri próprio que define os vencedores, além do júri da crítica, que escolhe os melhores do ponto de vista dos jornalistas especializados. 

Este ano 25 nomes compõem os seis júris. Os jurados dos Curtas-Metragens Gaúchos são Danielle Bertolini da Silva, Fernando Alves Pinto, Humberto Pereira da Silva e Nathália Tereza. Já na categoria de Curtas-Metragens Brasileiros Marco Antonio Pereira, Janaina Refem, Ulisses Arthur, Valéria Verba e Elisa Volpatto irão escolher os vencedores.

Nos longas-metragens, Catarina Apolonio, Carol Castro, Fabricio Boliveira, Ana Paula Mendes e Tabajara Ruas elegem os melhores entre as produções brasileiras. Os Kikitos para os longas-metragens estrangeiros serão escolhidos por Ítala Nandi, Jessica Luz e Luiz Alberto Cassol, e longas-metragens gaúchos por Fatimarlei Lunardeli, Pedro Guindani e Liliana Sulzbach. 

E o júri da crítica é composto pelos jornalistas André Bozzeti, Ela Bittencourt, Daniel Rodrigues, Joyce Pais e Pedro Butcher. O resultado da escolha dos jurados será revelado no dia 21 de agosto, na grande noite premiação do 49º Festival de Cinema de Gramado. 

Desde 2019, o Festival de Cinema de Gramado conta com aplicativo exclusivo, disponível para Android e iOS, que reúne as principais informações do evento, como história, notícias, programação, patrocinadores e votação interativa. A escolha do Melhor Filme pelo Júri Popular de curtas brasileiros e de longas brasileiros, estrangeiros e gaúchos será novamente realizada pelo app. Para isso, basta fazer um cadastro e aguardar a liberação da votação. O app está disponível para download na PlayStore e App Store, basta pesquisar por Festival de Cinema de Gramado.

Onde assistir

O Canal Brasil, parceiro de anos do evento, é a emissora oficial do Festival, e a TV Educativa do Rio Grande do Sul (TVE-RS) é a emissora regional. A programação completa está em http://www.festivaldegramado.net/programacao/.

Longas-metragens (brasileiros, estrangeiros e gaúchos)
A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV. Os Longas Gaúchos estarão disponíveis, de 16 a dia 21 de agosto, nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Curtas-metragens brasileiros
A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. De 14 a 21 de agosto, os filmes ficam disponíveis nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Curtas-metragens gaúchos
A exibição acontece de 16 a 19 de agosto, a partir das 22h30, na grade linear da TVE-RS.   De 14 a 21 de agosto, os filmes ficam disponíveis nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Filme de encerramento | “Fourth Grade”, de Marcelo Galvão
Dia 20 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV.

Cerimônia de premiação
Dia 21 de agosto, às 21h, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV.

Canal Brasil no Globoplay + Canais ao Vivo: https://globoplay.globo.com/canais/canal-brasil/ 
Canal Brasil nos Canais Globo: https://canaisglobo.globo.com/c/canal-brasil/ 

*Foto: Edison Vara/Press Foto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s