Importantes pontos de atendimento e solução de dúvidas de quem quer abrir um negócio ou legalizar a sua atividade, as Salas do Empreendedor atendem de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação. Quanto mais serviços forem oferecidos, melhor será a pontuação para a certificação nas diferentes categorias: Bronze, Prata, Ouro e agora também Diamante, a novidade desta edição. Esse processo de certificação é resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade e o Sebrae RS para reconhecer os esforços de melhoria dos serviços e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.
A Gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros, celebra a crescente do projeto. “Estamos indo para o terceiro ano da certificação das Salas do Empreendedor no RS, pois acreditamos muito no potencial desses espaços, na oferta de serviços e no relacionamento com os empreendedores. A melhoria na qualificação das Salas desde o primeiro ano foi incrível! Na primeira edição certificamos 43 Salas e, no ano passado, o número aumentou para 79, reforçando a efetividade da estratégia e a motivação das prefeituras em oferecer um ambiente empreendedor mais amigável para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios,” afirma.
“A FNQ se orgulha de realizar em parceria com o Sebrae RS o terceiro ciclo seguido da certificação nas Salas do Empreendedor. Através da certificação, conseguimos fomentar e garantir nas prefeituras uma melhoria da gestão e o oferecimento de um porto seguro para pequenas empresas começarem sua trajetória rumo ao sucesso e proporcionarem ao estado um consistente crescimento da economia”, destaca o presidente executivo da FNQ, Ronald Martin Dauscha.

O gestor estadual das Salas do Empreendedor do RS, Marcio Benedusi, afirma que o objetivo desses espaços é colaborar para que o empresário possa contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais.
Atualmente, são 128 Salas do Empreendedor no RS e, em 2020, foram certificadas 38 com Bronze, 6 com Prata e 35 com Ouro. Na categoria intermediária (Prata) também houve uma alteração e agora ao invés de ter a instalação de uma Unidade Desconcentrada da Junta Comercial dentro da Sala, o município deverá estar respondendo em até 48h as viabilidades locacionais, que é uma premissa da Redesimples e que contribui com a redução do prazo médio de abertura de empresas no município, Estado e no País.
Diamante
Para conquistar a nova categoria Diamante, será preciso alcançar o Atendimento Avançado +, atendendo os 24 requisitos solicitados no processo de certificação das Salas e com todos os atendentes terem concluído o Curso Online – Capacitação dos Atendentes da Sala do Empreendedor – disponível no site do Sebrae RS. O responsável pela Sala do Empreendedor também deverá ser de carreira, nomeado e já ter concluído algum curso de capacitação que aborde a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
[…] bronze, em 2020 o selo ouro e agora conquista o reconhecimento máximo através do selo Diamante, novidade em honraria. Para chegar lá, precisa alcançar o “Atendimento Avançado+”, atendendo os 24 requisitos […]
CurtirCurtir