Apelo regional é oportunidade para moda gaúcha

Na busca por produtos e acessórios de moda, dois em cada três consumidores gaúchos dizem ter preferência por itens de marcas pensadas e desenvolvidas no Rio Grande do Sul entre opções semelhantes em preço e qualidade. O dado apontado pelo Sebrae RS na pesquisa “Consumidor Gaúcho De Moda: Perfil e Hábitos de Consumo 2021” revela que a intenção manifestada por 65,4% do público indica ainda uma oportunidade para empreendedores que unem tendências de mercado com questões culturais relevantes para aquecer os negócios.

A pesquisa indica ainda que 26,1% dos gaúchos pagariam mais por um produto exclusivo enquanto 26% estariam dispostos a investir em uma peça customizada. De acordo com o Sebrae RS, o mercado de moda gaúcho congrega 173 mil empresas de indústria, varejo e serviços, sendo responsável por 7% dos empregos gerados no Rio Grande do Sul. ‘‘É uma clara sinalização dos consumidores que faz referência a um traço cultural dos gaúchos, que é a valorização daquilo que é feito aqui’’, avalia o coordenador estadual de projetos de Moda e Varejo no Sebrae RS e responsável pela pesquisa, Fabiano Zortéa.

Segundo ele, o alinhamento de produtores de moda com os valores e tradições regionais é uma grande oportunidade com amplas possibilidades de serem exploradas comercialmente. Do ponto de vista do consumidor, há ainda a vontade do gaúcho de contribuir com a cadeia produtiva local. ‘‘Temos marcas que têm o cuidado de produzir roupas, calçados e acessórios que contém uma história, que reflitam os valores da região. É um valor agregado’’, explica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s