O PROCESSO DE MUDANÇA – por onde começar?

Certa vez um paciente me perguntou: é possível mudar, Luciane? Ele já havia feito algumas tentativas e estava sem esperança que algo pudesse mudar na sua vida, tamanho era seu sofrimento. Talvez você também já tenha se perguntado sobre a possibilidade da mudança, a criação de novos hábitos. Por vezes tentamos mudar, mas a mudança duradoura não se mantém, o que pode desencadear um sentimento de frustração. 

A resposta à pergunta sobre possibilidade de mudança é SIM, mudar é possível e sempre é tempo de mudar algo que nos incomoda, a fim de buscar uma vida e carreira com mais sentido. Na verdade, a mudança é uma constante, porém mudanças mais drásticas tendem a ser mais dolorosas. Aproveito aqui para elucidar, o processo de mudança da águia: ela pode viver até os 80 anos, porém entre os 40 e 50 anos de idade ela precisa passar por uma série de transformações, que a levarão ao sofrimento extremo para que possa sobreviver. Ela sobe até o alto das montanhas e começa a arrancar pena por pena, com seu próprio bico. Passado um mês, toda a sua penagem já está nova para voar em perfeição. Em seguida começa a quebrar suas unhas e, após um mês de recuperação e crescimento das novas unhas, a águia ainda precisa passar pela parte mais difícil do processo que é a quebra de seu bico. Ela bate o seu bico por diversas vezes com todas suas forças restantes, já que ela está muito debilitada por todas as dificuldades passadas no processo de mudança. Somente após um mês é que o novo bico estará forte e a águia estará pronta para voar novamente. 

A metáfora da águia também se aplica a nossa vida e certamente nos ensina. A fim de entender melhor o processo de mudança, trago a seguir o detalhamento dos estágios da mudança. Entendê-lo será importante para promover a mudança que você almeja, seja quanto a hábitos alimentares, prática de atividades físicas, retomada dos estudos, mudança de área profissional…

A mudança é composta pelos estágios: Pré-contemplativo, contemplativo, preparação, ação manutenção e recaída (Grant e Greene, 2004).

No estágio PRÉ-CONTEMPLATIVO a pessoa não pensa sobre fazer mudanças em determinada área da vida e não pretende fazer isso num futuro próximo. Ao chegar no estágio CONTEMPLATIVO a pessoa já tem pensado sobre fazer a mudança, mas ainda não fez nada a respeito. No estágio de PREPARAÇÃO a pessoa pretende fazer ou já começou a fazer algumas modificações em determinada área. Depois vem o estágio da AÇÃO, quando a pessoa tem promovido ativamente modificações reais há pelo menos um mês. No estágio de MANUTENÇÃO a pessoa tem feito modificações bem sucedidas há cerca de seis meses. Um estágio, nem sempre previsto, chama-se RECAÍDA, quando a pessoa volta a hábitos anteriores. Entender que a recaída faz parte do processo é fundamental, pois quando ela acontecer, mesmo que você se entristeça, saberá que é um estágio e não o ponto final.

Um ponto que destaco aqui é o que nos move a mudar um comportamento/hábito. Encontrar um sentido para a mudança é o ‘pulo do gato’, é o que nos fará persistir. Assim, te desafio a escrever uma meta de mudança e registrar também o que te motiva a promover essa mudança, exemplo ‘melhorar sua qualidade de vida’, ‘ampliar sua renda’, ‘estar mais próximo da família’. Quando há um motivo relevante, por mais que a recaída faça parte, você persistirá rumo a resolução. E, mesmo que demore um pouco mais do que o ideal, passo a passo você chegará lá. Não há um momento certo para mudar. Talvez o melhor momento seja agora. Uma coisa é certa, quanto antes você começar, antes você chegará no seu objetivo. Cada passo dado, te levará para mais perto do que faz mais sentido na sua vida.

O QUE FAZER AGORA COM O QUE VOCÊ SABE:

  1. Identifique o que você quer mudar?
  2. Qual o porquê, quais motivos que te fazem querer mudar isto?
  3. Em que estágio de mudança você está: Pré-contemplativo? Contemplativo? Preparação? Ação? Manutenção? Ou recaída?
  4. Qual o primeiro passo que você pode dar hoje?

Torço para que este conteúdo tenha lhe ajudado a refletir. Paz e bem na sua vida! Que você se mova na direção do que faz mais sentido para a sua vida. 

Se você ainda não me acompanha nas redes sociais, vou adorar ver você por lá @carreiraskarnalelinden.

Forte abraço, Lu Linden

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s