Antes de ensinar os jovens e as crianças é preciso entender, na prática, todo o processo dos conceitos e dos conteúdos. Neste sentido, na última semana de junho, 12 acadêmicas bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/Capes/Faccat) de Pedagogia participaram da Oficina de Educação Matemática, na Brinquedoteca da Faccat. O encontro teve como finalidade promover o diálogo sobre a importância da Educação Matemática nos Anos Iniciais junto aos acadêmicos bolsistas do Pibid/Pedagogia, além de promover a formação inicial de professores.
Ministrante do encontro, o professor coordenador do Pibid para o curso de Pedagogia, Magnus Cesar Ody, destaca que as oficinas na Brinquedoteca contribuem para instrumentalizar os bolsistas do Pibid/Capes/Faccat com atividades que promovam a aprendizagem por meio dos materiais disponíveis no local. “Desta forma é possível fazer a transposição para as escolas parceiras dos municípios de Taquara e Parobé”, relata.

Seguindo todos os cuidados e protocolo do Plano de Contingência da Faccat contra a Covid-19, além dos acadêmicos participaram ainda a coordenadora Institucional do Pibid, Maria de Fátima Reszka, e a coordenadora Institucional da Residência Pedagógica (RP), Marlene Soder Ressler.
Vem mais por aí
De acordo com as coordenadoras Institucionais do Pibid e RP, outras oficinas com diversas temáticas ocorrerão até abril de 2022. “Nos tempos atuais, os estudantes bolsistas do Pibid vinculados ao curso de Pedagogia da Faccat, têm em sua formação inicial e continuada objetivos que buscam ampliar as experiências em Educação Matemática. Isso se justifica pelo fato do conhecimento matemático estar presente no desenvolvimento da criança nos Anos Iniciais”, explica o professor Magnus Cesar Ody.
*Fotos: Maria de Fátima Reszka e Yuri Boeira Loeser/Faccat