O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá seguimento, nesta quinta-feira, 1º de julho, às 19h, a 4ª edição dos “Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte”, que terão como tema “Racialização e arte no Brasil”. Com mediação do pesquisador e professor Igor Simões (UERGS), o evento será transmitido pelo YouTube do MARGS e contará com interpretação simultânea de libras.
O encontro contará com a participação do pesquisador, jornalista e curador Deri Andrade, que apresentará o Projeto Afro. A atividade quer discutir a presença negra na escrita da história da arte no Brasil, desde o lugar de pesquisa, crítica e curadoria. O projeto se estenderá pelos dias 01, 08 e 15 de julho, sempre com duas horas de duração. Cada reunião contará com a presença de um nome referência sobre o tema nas artes visuais no Brasil, que destacarão conhecimentos que urgem por visibilidade em uma sociedade estruturalmente marcada pelo racismo.

O ciclo de palestras e debates tem como principal objetivo promover espaços que permitam discutir a história da arte desde um ponto de vista da mobilidade, tendo como pauta assuntos que, além de emergentes, são urgentes nas apreensões contemporâneas do tema.
O formulário de inscrição se destina apenas a quem pretende participar nas quatro datas e quer receber certificado, totalizando uma carga horária de 8 horas. A certificação digital será concedida pela UERGS para quem fizer inscrição e obtiver 75% de presença.