Projetos especiais do Inspiramais Digital fomentam inovação e sustentabilidade

Fomentar a inovação e a sustentabilidade, com valor de informação, assertividade e gestão de design. Esses são os objetivos dos projetos especiais do Inspiramais Digital, que ocorrerá de 13 a 16 de julho. Nesta edição, contará com o Conexão Inspiramais e o Conexão Criativa e Comercial, com a parceria do Sebrae. Future Proof é o tema do salão digital que apresentará as novidades para a temporada 2022_II. O Inspiramais reúne soluções em design, inovação e sustentabilidade para segmentos como calçados e artefatos, confecção, moveleiro e bijuterias. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site inspiramaisdigital.com.br.

“O Conexão Inspiramais tem 15 anos. Participam empresas bem estabelecidas, que contam com esse outro olhar, treinado, que analisa a pesquisa de comportamento e contexto global e a decodifica, gerando assertividade na criação de materiais de moda. Ao mesmo tempo, surgem empresas novas. O apoio do Sebrae é fundamental, dando suporte às micro e pequenas empresas para ganharem relevância e crescerem fortes”, destaca o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues. Na avaliação dele, o projeto é uma grande vitrine do salão.

Conexão Criativa e Comercial_Da Tribu / Foto: João Urubu

No projeto, as empresas expositoras contam com a gestão de design, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, desenvolvendo materiais inovadores em design, tecnologia e sustentabilidade. A partir da pesquisa de inspirações, que é elaborada com base na análise de comportamento e contexto mundial, o integrante do núcleo analisa o perfil da empresa expositora e em conjunto avaliam a melhor maneira de desenvolvimento e aprimoramento dos materiais. O gestor de design busca entender o mercado e facilitar o processo criativo. “Vejo o impacto do programa Inspiramais porque temos uma série de ações que vão construir essa assertividade, que garante a segurança dos empresários na geração de negócios”, observa Walter.

Já o Conexão Criativa e Comercial está na 7ª edição. A designer Flávia Vanelli, curadora do projeto, define-se como um ecossistema interativo de negócios de impacto, que apresenta inovações sustentáveis, tecnológicas e sociais para oxigenar os mercados de Moda e o Design. “Neste momento desafiador, combinamos ciência, design, arte, artesanato e tecnologia, oferecendo ao mercado subsídios para inovar. Através da sustentabilidade e da circularidade, buscamos novos padrões de qualidade para os nossos produtos, processos, e equipes, com novos critérios e formas de medir sucesso”, explica.

Conexão Criativa e Comercial / Crédito: Divulgação Flor Silva

No projeto, as empresas podem inscrever seus componentes — dos segmentos de calçados, vestuário, acessórios e joalheria —, e as selecionadas passam por curadoria. A pesquisa de comportamento elaborada pelo Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais norteia a avaliação. A equipe sugere alterações nos materiais, de maneira que os produtos acompanhem a proposta da temporada e possam expor no evento. Flávia destaca a consolidação da proposta. “Buscamos manter o valor e o sentido dos produtos e dos serviços que nós criamos pelo máximo de tempo. Aplicamos um design transformador e responsável com uma abordagem holística conectada ao meio ambiente e ao ser humano por toda a cadeia produtiva”, explica. 

Além do Conexão Inspiramais e do Conexão Criativa e Comercial, o programa conta também com o projeto Preview do Couro, que antecipa os destaques da temporada 2023_I. Além dos projetos especiais, o público pode ter uma prévia do Future Proof, assistindo as Palestras de Inspirações, que terão início no dia 1º de julho e se estenderão até o mês de agosto. Especialistas do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais apresentarão inspirações para a temporada 2022_II. Três  apresentações virtuais estão previstas antes do salão digital. Calçados Femininos e Masculinos, com Marnei Carminatti (1º de julho), Acessórios e Bijuterias, com Tatiana Souza (06 de julho), e Confecção Feminina e Masculina, com Walter Rodrigues (08 de julho).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s